O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Sarney sofre derrame pulmonar e respira por aparelhos em UTI de hospital em SP

Compartilhar
Sarney sofre derrame pulmonar e respira por aparelhos em UTI de hospital em SP

O senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) foi transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta de 22h30 desta quinta-feira, 1, depois de apresentar um "quadro de febre acompanhado de tremores". Boletim divulgado pelo hospital no fim da noite informou que exames laboratoriais indicavam "derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito".

O estado de saúde do senador, que tem 83 anos, agravou-se no sábado à noite, pouco depois de ele participar, em São Luís (MA), da cerimônia de casamento de sua neta Maria Adriana – filha do empresário Fernando Sarney. Já no final da festa ele começou a apresentar febre e calafrios e foi levado às pressas para o UDI Hospital, da capital maranhense.

Examinado e medicado, Sarney passou um fim de semana tranquilo e, na segunda-feira de manhã, um boletim médico do hospital informava que ele havia reagido bem ao tratamento. Ainda assim, a família achou mais seguro transferi-lo para São Paulo, onde chegou, com seus dois médicos, na manhã da terça-feira.

A governadora Roseana Sarney, filha do senador, já começava a cancelar toda a sua agenda no governo e se preparava para acompanhá-lo a São Paulo.

Em São Paulo, o senador passou a ser atendido pelas equipes dos médicos David Uip e Roberto Kalil, auxiliados por dois profissionais maranhenses – Carlos Gama e Denílson Almeida. Um primeiro boletim do Sírio Libanês, divulgado na quarta-feira às 17 horas, dizia que seu estado era "estável". Durante esta quinta-feira, ele permaneceu no quarto, sem novos exames nem boletins da equipe médica.

Nesta quinta, o filho do senador, José Sarney filho, disse que o ex-presidente está com dengue. Ele explicou que o exame realizado pelo Sírio-Libanês, em São Paulo, deu positivo. "Ele está muito abatido e só deixará o hospital quando estiver bem", afirmou Sarney Filho.

O boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês não informa que o senador tem dengue.

Confira a íntegra do boletim médico divulgado às 22h45 pelo Sírio Libanês:

"No início da noite de hoje (01/08/2013), o paciente José Sarney apresentou quadro de febre acompanhado de tremores. Submeteu-se a exames laboratoriais e de imagem. As tomografias de encéfalo, seios da face e abdome demonstraram derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito. Por conta dos novos achados, clínicos e laboratoriais, a equipe médica optou pela transferência do paciente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O paciente está sendo atendido pelas equipes dos Profs. Drs. David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira (diretor técnico), Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão (diretor clínico)"

 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação