O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Universitários de baixa renda poderão receber salário mínimo para custear estudos

Compartilhar
Universitários de baixa renda poderão receber salário mínimo para custear estudos

Sugerido pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o Programa Bolsa de Permanência Universitária prevê o pagamento de um salário mínimo mensal para alunos de baixa renda matriculados em cursos universitários e técnicos, de instituições públicas ou privadas credenciadas pelo Ministério da Educação. O aluno deverá comprovar que a renda familiar não ultrapassa três salários mínimos por pessoa e que ele ainda não tem um diploma de graduação.

Para receber a bolsa, o estudante deve dar uma contrapartida à União, estagiando durante 20 horas por semana, de preferência como monitor em escola da rede pública. O tempo do estágio pode ser contado para cumprir exigências do currículo do curso. Paim lembrou que em 2013 o Governo Federal lançou um programa semelhante, mas mais restrito: a bolsa é de R$ 400 e a renda familiar de um salário mínimo e meio por pessoa, metade do limite que o seu projeto estabelece.

De acordo com a proposta, o aluno será desligado do programa se reprovar em duas ou mais matérias em um semestre, não cumprir as vinte horas de estágio ou trancar a matrícula.
 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação