O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Viva Cidadão reativa posto do TRE/MA na unidade do Jaracati

Compartilhar
Viva Cidadão reativa posto do TRE/MA na unidade do Jaracati

O Viva Cidadão tem novidade para os eleitores de São Luís.

Nesta semana o posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) foi reativado na unidade do Jaracati e já está em pleno funcionamento.

Na unidade estão sendo oferecidos os serviços de alistamento de novos eleitores, emissão de segunda via do título de eleitor, transferência de título, revisão eleitoral e biometria. “Esse é mais um resultado do emprenho do Governo do Estado, por meio da equipe do Viva Cidadão, em levar aos maranhenses serviços essenciais para o fortalecimento da cidadania”, disse Mari Silva Maia, diretora-geral do Viva Cidadão.

A parceria está sendo fortalecida para que ainda este ano novos postos de atendimento sejam instalados nas demais unidades de São Luís e futuramente em outros municípios. “Temos grande interesse que o cidadão tenha acesso fácil aos serviços da Justiça Eleitoral e, considerando que o atendimento ao eleitor de São Luís é concentrado na nossa Central de Atendimento no Aterro do Bacanga, ter outros locais onde o eleitor possa buscar é fundamental, principalmente pela alta qualidade de atendimento dispensado pelo Viva Cidadão”, explicou Gilson Borges, diretor-geral do TRE.

Segundo Gilson Borges, inicialmente a capacidade diária será de 80 atendimentos. Por isso é importante que os eleitores que precisam atualizar sua documentação, procurem os órgãos do Tribunal com antecedência, para evitar filas e a perda do prazo final para cadastro eleitoral e regularização, que vai até o dia 04 de maio. “Nossa experiência tem demonstrado que na maior parte do ano nossa Central de Atendimento ao Eleitor tem tido pouca procura por parte da população, haja vista que infelizmente a maior parte dos interessados deixa para buscar o serviço já na última hora, muito próximo do fechamento do cadastro eleitoral. Tal situação tem ocasionado dificuldades e desconfortos aos cidadãos em razão das grandes filas que se formam”, afirmou.

Para não correr tal risco, a enfermeira Alice de Souza aproveitou os primeiros dias de funcionamento do posto no Viva Cidadão para regularizar sua situação tirando a segunda via do título de eleitor. “Eu trabalho aqui perto do Viva Cidadão Jaracati e fiquei super feliz de poder fazer a atualização do meu cadastro e emitir minha 2ª via do título de forma rápida, sem enfrentar filas”, disse ela.

Atualmente, de acordo com dados do TRE/MA, há aproximadamente 640 eleitores em São Luís, e 4,5 milhões no Maranhão. Para que todos tenham acesso ao voto nas próximas eleições, o órgão ampliou os serviços em todo o estado e tem intensificado campanhas na mídia para garantir o acesso à informação.

O Viva Cidadão do Jaracati fica localizado na Avenida Carlos Cunha, nº 3000, lojas 91 a 98, subsolo do Shopping Jaracati. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h30 as 18h30.

 

 

 

 

 

 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação