O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Voto impresso passa a valer em 2018 para checagem de eleitor

Compartilhar
Voto impresso passa a valer em 2018 para checagem de eleitor

Previsto no projeto de lei de minireforma eleitoral (PL 5.735/13), o voto impresso para o caso de conferência foi mantido pelos deputados em sessão do Congresso Nacional e passa a valer nas próximas eleições gerais, em 2018.

Os senadores mantiveram a decisão dos deputados. Com a derrubada do veto, o texto vetado pelo governo será reinserido na Lei 13.165/15, da reforma política. Foram 368 deputados contra e 50 a favor do veto.

A matéria prevê o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria, em caso de suspeita de fraude.

Shopping Pátio Norte terá posto de recadastramento biométrico

A nova regra demandará um gasto de cerca de R$ 1,8 bilhão nas próximas eleições, necessários para a adoção do novo formato, onde serão impressos cerca de 220 milhões de comprovantes.

Antes do encerramento da sessão, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), programou para a próxima terça-feira (24), nova sessão do Congresso Nacional para votar outros três vetos do governo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 e o projeto de lei 5/15, que autoriza o governo a fechar o ano de 2015 com déficit primário de até R$ 119,9 bilhões.

Conselho de Ética deixa para dia 24 análise de parecer em processo contra Cunha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação