Conheça Maceió nessas férias!

Conheça Maceió nessas férias!

Um ponto forte na economia do município é o turismo, pois Maceió possui um grande potencial de atrair turistas, por suas belezas naturais e grande diversidade cultural, além de oferecer várias opções de lazer e espaços modernos para negócios, tais como o novo Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no bairro de Jaraguá.

Em setembro de 2005, foi inaugurado o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, um dos mais modernos do Brasil. O bairro de Jaraguá foi muito frequentado durante o fim dos anos 90, com grandes investimentos da prefeitura de Maceió, hoje em dia é apenas um bairro comercial, dotado de bancos, museus e faculdades.

Em 2009 o Nordeste Invest, o mais importante evento de investimentos turísticos e imobiliários do Brasil, reúne os mais importantes nomes dos setores imobiliário e turístico do Brasil e da Europa e prospecta mais de mais de R$ 450 milhões em negócios.

Maceió possui sete museus que contam a história da cidade e de seu povo, dentre eles confira três.

Museus

Museu Palácio Floriano Peixoto

Acervo permanente: Mobiliário do final do século XIX e início do século XX; prataria, cristais e objetos decorativos; pintura de Rosalvo Ribeiro e outros artistas alagoanos. Exposição temporária: O que é cartofilia, sobre cartões postais; com o tema: "Maceió já foi assim" com diversas temáticas.

Museu Théo Brandão

Possui um grande acervo de arte popular que foi doado pelo patrono Théo Brandão. É composto por peças de vários países como: Espanha, Portugal, México, além de obras brasileiras constituem o acervo do museu. Durante período natalino, desde 2005, o Museu recebe uma iluminação especial, dentro do programa Natal de Luz, da Eletrobrás.

Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

O rico acervo é composto basicamente por: telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século XX, utensílios indígenas, armas que pertenceram a Lampião, móveis em variados estilos etc. No museu também encontra-se o mais completo acervo afro-brasileiro do país.

Maceió é uma cidade relativamente arborizada, possuindo áreas com muitas e com poucas árvores.

As áreas mais arborizadas da capital são

Orlas de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara

Durante todo esse espaço há muitos coqueiros, principalmente na Ponta Verde, onde há um canteiro central com cerca de 1 km de extenção e centenas de coqueiros, e na Pajuçara, onde com a reurbanização da orla, foram plantas mais árvores, como o Oiti e coqueiros.

Ao redor das avenidas mais movimentadas da cidade

Para pelo menos diminuir a intensa poluição causada pelos automóveis, a prefeitura plantou mais árvores como ipê rosa, ipê amarelo, espirradeira, buganvila e outras espécies. Pode-se observar isso nas principais avenidas com canteiros centrais, a exemplo da Avenida Fernandes Lima / Durval de Góes Monteiro, que corta praticamente toda a cidade, Avenida Álvaro Calheiros, Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, Avenida Sandoval Arroxelas, Avenida Senador Rui Palmeira.

Nas principais praças da cidade

Na maioria das praças da capital há várias árvores, como a Praça Centenário, Praça Dom Pedro, Praça Sinimbu, Praça dos Martírios, Praça Gogó da Ema, Corredor Vera Arruda e muitas outras. Há também o Parque Muncipal de Maceió, uma reserva florestal entre os bairros do Bebedouro, Tabuleiro do Martins e Petrópolis com cerca de 82 hectares de área dentro da cidade. Lá várias espécies de árvores e animais da mata atlântica podem ser encontrados. Existem vários outros parques florestais espalhados por toda a cidade, como o Cinturão Verde no Pontal da Barra e a Reserva florestal do IBAMA no bairro da "Gruta de Lourdes".

Compartilhe