Programa Reviva leva apresentação de chorinho para a praça da Mãe D'água

Programa Reviva leva apresentação de chorinho para a praça da Mãe D'água
Foto: Maurício Alexandre/Ag. São Luís.

Um som leve, envolvente, que convida a uma boa conversa entre amigos sentados em bancos de praça ao final de tarde. Assim é o chorinho, gênero musical que invade a Praça da Mãe D'água, no Centro Histórico de São Luís, às sextas-feiras. E nesta, dia 20, não vai ser diferente. O programa Reviva Centro traz o Arte na Praça, que inicia às 18h, com o show do grupo Cantinho do Choro. O Arte na Praça é uma promoção da Prefeitura de São Luís, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e implantado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

"A gestão do prefeito Edivaldo prima por proporcionar momentos de cultura e lazer à população ludovicense, por isso foi criado o programa Reviva Centro, que busca ocupar a área do Centro Histórico de São Luís com uma programação gratuita e de qualidade para todos os públicos", pontua o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Gênero da música popular e instrumental brasileira, o choro ou chorinho surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX e tem como características a improvisação, alta virtuosidade de seus intérpretes e variedade na composição instrumental de cada conjunto. Os instrumentos típicos são o bandolim, flauta, cavaquinho, pandeiro, violão de sete cordas, violão, trombone e saxofone. Originalmente, o gênero é puramente instrumental, mas, principalmente a partir dos anos 1930 com a influência do rádio, começou-se a colocar letras.

Há sete anos, alguns amigos começaram a tocar choro na praça Gonçalves Dias, no Centro Histórico. Com o tempo, um grande público passou acompanhar a programação e eles decidiram formar o grupo Cantinho do Choro, liderados pela cantora e produtora Tathy Estrela e o músico Márcio Guimarães.

Hoje, o grupo possui cinco integrantes e tem em seu repertório clássicos do gênero e chorinhos maranhenses. "Nosso objetivo é cada vez mais difundir o gênero, que não tem muita divulgação, mas agrada muito ao público. Além das músicas autorais maranhenses, tem muita coisa boa aqui", conta a cantora e produtora Tathy Estrela.

PROGRAMAÇÃO NO COMPLEXO DEODORO

Além da apresentação do Grupo Cantinho do Choro, no Complexo Deodoro tem show com Chiquinho França, às 17h30, no sábado (21).

É também produtor musical, com trabalhos coletivos que visam lançar artistas maranhenses no mercado nacional. O artista é natural de Santa Inês (MA) e bem visto pela crítica nacional por suas canções que passeiam entre a música erudita e a brasilidade do choro, frevo e baião.

Ainda no Complexo Deodoro, às 17h do domingo (22), haverá recreação Infantil com o grupo Be Happy, que realiza jogos e brincadeiras, e show com os Tripalhaços Azedinho e Foguinho.

Antes, a Feirinha São Luís traz a Banda da Feirinha, grupo gospel Marcados, capoeira MaraBrasil e shows de Rose Maranhão, Raimundinho e Forró Pé no Chão e Guilherme. A Feirinha São Luís e ainda o Passeio Serenata, Sarau Histórico e Roteiro Reggae integram o programa Reviva Centro.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado