Novo roteiro turístico vai unir municípios dos polos São Luís e Floresta dos Guarás

Novo roteiro turístico vai unir municípios dos polos São Luís e Floresta dos Guarás
Foto: divulgação/Prefeitura de São Luís.

Visitantes que chegarem ao Maranhão passarão a ter um novo roteiro turístico para desfrutar. É que os 15 municípios que compõem os polos turísticos São Luís e Floresta dos Guarás se uniram e assinaram, nesta segunda-feira (21), um Termo de Cooperação Técnica que possibilitará a criação de uma nova rota de turismo que contemplará os atrativos das cidades que compõem os dois destinos.O prefeito Eduardo Braide recebeu, na sede da Prefeitura de São Luís, os representes dos municípios para a solenidade de assinatura do documento.

Integram o Polo São Luís, além da capital, Alcântara, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Já os municípios de Bequimão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão, Porto Rico, Mirinzal, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu integram o Polo Floresta dos Guarás.A partir da assinatura do documento, os 15 municípios e as entidades privadas terão um ano para elaborar e implementar o novo roteiro turístico.

O novo roteiro turístico vai contemplar o turista que decidir visitar o Maranhão, tendo como opção conhecer as belezas e atrativos dos polos São Luís e Floresta dos Guarás. A ideia é que o visitante faça uma imersão por São Luís para conhecer a história da capital, que propicia uma verdadeira viagem no tempo, por meio dos 4 mil casarões, distribuídos por mais de 220 hectares, tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1997. Além da arquitetura, a cidade oferece outros atrativos como gastronomia, passeios por praias e museus, entre outras opções.

Estando em São Luís, o visitante pode ainda estender a viagem pelas cidades de Raposa, que tem como destaque as belezas naturais e também as rendas de bilros, São José de Ribamar, cidade santuário onde se festeja o santo padroeiro do Maranhão e ainda Paço do Lumiar e Alcântara, esta última, cidade monumento localizada na Amazônia Legal, cercada por praias e ilhas desertas.

Já o Polo da Floresta dos Guarás está localizado no litoral ocidental do Maranhão, na parte amazônica do estado e tem como destaque as belezas naturais que reúnem baías e estuários com rios que deságuam nos manguezais, praias desertas e ilhas. Além disto, possui uma fauna abundante e diversa.

Entre os maiores atrativos turísticos deste polo está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu, cenário para a lenda do Touro Encantado. Segundo a crença popular, é o rei de Portugal, Dom Sebastião, que desapareceu na luta contra os mouros e vive na ilha na forma de um touro encantado.

As praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça, o banco de corais Parcel de Manuel Luís, estaleiros, pássaros como guarás, garças, colhereiros e marrecos são outros atrativos destes municípios.

O novo roteiro, que tem tudo para conquistar os visitantes, será um atrativo a mais para quem deseja conhecer as belezas naturais e culturais do Maranhão, a partir de sua capital. A perspectiva é de que a rota esteja totalmente consolidada em 2024. 

Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record TV.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado