Judô: atleta maranhense conquista ouro no Brasileiro Sub-18

Antonio Rocha (2º da esquerda para a direita)
Antonio Rocha (2º da esquerda para a direita)/Divulgação.

No último fim de semana, o judoca Antonio Eduardo Rocha, tornou campeão brasileiro Sub-18 no peso Leve (-66kg). O Campeonato Brasileiro da categoria, principal evento nacional da classe juvenil, foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu mais de 350 atletas de todo o país. 

Para chegar à medalha de ouro no Brasileiro Sub-18, Antonio Eduardo Rocha precisou derrotar alguns dos principais nomes da categoria. A campanha do maranhense começou com vitória sobre Matheus Nery (DF). Na sequência, triunfos sobre Feliphe Nascimento (RJ), Samuel Fernandes (SP) e Elias Moreira Neto (MS), este último na grande final. 

Com o título brasileiro, Antonio Eduardo Rocha se coloca na disputa por uma vaga na Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial Sub-18 entre os dias 23 e 27 de agosto, em Zagreb, na Croácia. Além disso, de acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), os campeões brasileiros garantem 180 pontos no ranking nacional Sub-18 utilizado como critério de classificação para o Mundial cadete. 

Em 2022, o judoca maranhense já havia sido destaque no cenário nacional. Antonio Eduardo Rocha chegou a ser convocado para integrar a Seleção Brasileira de Base que participou do Circuito Europeu de Judô e do Campeonato Mundial Cadete/Sub-18 de Judô, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, onde ele foi o único atleta nordestino na competição internacional. Na temporada passada, o atleta ainda foi campeão do Meeting Nacional, vice-campeão da Seletiva Nacional Sub-18 e vice-campeão pan-americano Sub-18. 

Seletiva Nacional 

Além do Campeonato Brasileiro Sub-18, a cidade do Rio de Janeiro também sediou, no último fim de semana, a Seletiva Nacional Sub-13 e Sub-15. O Time Maranhão conseguiu um bom resultado com o judoca Luís Davi Rocha (Sub-15 / -66kg), que terminou a competição na terceira colocação. 

A Seletiva Nacional definiu os representantes do Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub-13 e Sub-15. Os campeões e vice-campeões de cada categoria nas duas classes de idade se classificaram para a competição continental, que ocorrerá em Lima, no Peru, em julho.

Com informações da ASCOM.

Compartilhe
Conteudo Relacionado