Com o tema ‘Instrução Pública no Maranhão’, o Arquivo Público abre exposição nesta segunda-feira (14), às 8h30. A mostra é alusiva ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, e acontece em parceria com o Núcleo de Estudos e Documentação em História e das Práticas Leitoras – NEDHEL da UFMA, que realiza pesquisa na área da história de educação. A exposição fica aberta até 31 de outubro.
A seleção do acervo reúne livros e documentos originais do período de 1832 a 1937. Apresenta curiosidades da história do ensino público maranhense como instruções das Escolas de Primeiras Letras, recomendações voltadas para a formação de meninos e meninas, pedidos de materiais pedagógicos a instituições estrangeiras, registros de antigas escolas como o Liceu Maranhense, Escola Normal e Escola Benedito Leite.
Palestras
Após a abertura acontece uma série de palestras, todas pela manhã, com professores e pesquisadores convidados para falar sobre a memória da educação no Maranhão e seu processo evolutivo.
Entre os temas a serem debatidos estão: “A contribuição do Arquivo Público para a pesquisa em História da Educação no Maranhão”, com o Prof. Dr. Cesar Augusto Castro do curso de Biblioteconomia – UFMA, “O Pensamento Pedagógico de Nascimento de Moraes em 50 anos de imprensa”, apresentado pela Prof. Drª. Mariléia dos Santos Cruz da Silva, e “A educação na atualidade”, com a secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem da SEDUC, Nádia Christina Guimarães Dutra.
O Arquivo Público do Maranhão é equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e tem a função de formular a política estadual de arquivos. Tem sob a sua guarda o maior acervo documental do Estado, oriundo do arquivo da Secretaria do Governo (1728-1914) e suas sucessoras (1914-1991) e dos Arquivos da Policia Militar e Civil (1828-1976), além de acervos privados de interesse público e social. Está constituído por aproximadamente 2 km de documentos textuais dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e microfilmes.
Com informações do Governo do Maranhão.