Covid-19: crianças menores de 5 anos são quase metade dos hospitalizados

Covid-19: crianças menores de 5 anos são quase metade dos hospitalizados
Foto: reprodução/ONU News.

A partir de julho de 2022, crianças menores de cinco anos passaram a responder por duas de cada cinco internações por Covid-19 no Brasil. Entre janeiro e junho deste ano, o grupo representava três de cada 50 internados por complicações da doença no Brasil. A análise é de Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância (Fiocruz/Unifase), com base nos dados dos Boletins Epidemiológicos Especiais: Covid-19 (SVS/Ministério da Saúde).

Entre 14 de agosto e 10 de setembro, 678 bebês e crianças menores de cinco anos foram hospitalizados com Covid-19 no Brasil, quase o dobro dos 387 maiores de 60 anos internados no mesmo período. Já no primeiro semestre, o país registrou um total de 7.809 internações de menores de cinco anos e 90.206 de maiores de 60 anos.

Com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, as taxas de hospitalização e mortalidade caíram em todas as faixas etárias, mas entre menores de cinco anos a queda é mais lenta. Entre maiores de 60 anos, houve redução de 325% na média diária de óbitos por Covid-19, enquanto entre menores de cinco anos a redução foi de 250%.

Em 13 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, mas, até 23 de setembro, somente 2,5% da população com essa idade havia recebido as duas doses da vacina. Para bebês de 6 meses a 2 anos, a Anvisa aprovou o uso da Pfizer pediátrica em 16 de setembro.

"A cada dia que passamos sem vacinas aplicadas nessa faixa etária, mais de uma criança morre por Covid-19 no Brasil", afirma Cristiano Boccolini, que é pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.

Com FIOCRUZ.

Compartilhe
Conteudo Relacionado