Enem 2021: inscrições estão abertas até o dia 14 de julho

Enem 2021: inscrições estão abertas até o dia 14 de julho
Foto: divulgação/PNE.

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) teve início nesta quarta-feira, 30 de junho, às 08h, e fica aberto até às 23h59 do dia 14 de julho. A inscrição deve ser feita na Página do Participante, no site ou no aplicativo oficial do Enem (disponível nas lojas virtuais).

Todos os participantes precisam anexar uma foto no sistema para concluir a inscrição. O objetivo é facilitar a identificação e aumentar a segurança durante todas as etapas do exame. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

O formato do arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não serão aceitas pelo sistema.

A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

O Enem está marcado para 21 e 28 de novembro.

COMPENSAÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

taxa compensação

Inscrição e provas

Todos os interessados em fazer o Enem 2021 deverão se inscrever, independentemente de terem adquirido a isenção da taxa de inscrição e/ou justificado a ausência no Enem 2020. No momento da inscrição, a pessoa deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade deseja realizar (impressa ou digital). 

Cabe pontuar que o Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — deverão se inscrever para o Enem 2021 impresso. 

As duas versões do exame terão as mesmas provas, com itens iguais. Além disso, tanto a versão digital quanto a impressa serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. 

Login

É preciso ter o login único dos portais gov.br para acompanhar a situação das solicitações, entrar com possíveis recursos e inscrever-se no exame. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas. 

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira o edital do Enem 2021 impresso

Confira o edital do Enem 2021 impresso em Libras

Confira o edital do Enem 2021 digital

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado