Maranhão é o Estado com maior taxa de desperdício de água potável do país

Maranhão é o estado com maior taxa de desperdício de água potável do país
Foto: Agência Brasil.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Trata Brasil, mais de 40% da água tratada é desperdiçada antes de chegar às residências do país. A situação fica mais preocupante no Maranhão, segundo os dados do estudo, quase 60% da água tratada é desperdiçada e não chega aos lares das famílias maranhenses.

Entre os estados da região nordeste apenas Bahia e Paraíba apresentam perdas menores que a média nacional com cerca de 40% de desperdício.

Além do Maranhão o estado que mais sofre com o problema é o Rio Grande do Norte com mais de 50% de desperdício. Com o problema, diversas cidades sofrem com o chamado rodízio de distribuição, que faz com que a água chegue em dias alternados. Já em situações mais graves a população fica dias sem abastecimento. Segundo especialistas, a implantação de políticas públicas pode ajudar a solucionar o problema.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informou que os indicadores de perdas de água na distribuição da cidade de São Luís resultam majoritariamente das ocasionadas por ligações não hidro metradas, sem cadastro, sem faturamento e das ligações clandestinas. Além disso, até 30% da água perdida é ocasionada por vazamentos aparentes e não aparentes. Diante disso, a CAEMA vem estabelecendo estratégias que visam o fortalecimento de ações de combate às perdas físicas e comerciais.

Mais informações na reportagem de Eduardo Pinheiro, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado