SL é representada em congresso internacional de cidades inteligentes

SL é representada em congresso internacional sobre projetos de cidades inteligentes
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

Representando o prefeito Edivaldo Holanda Junior, o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, participou da 9º Smart City Expo Word Congress, realizado nesta semana, em Barcelona, Espanha. Doze gestores brasileiros participaram do congresso, em missão organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com uma vasta agenda no contexto do evento, que teve início no último domingo (17) e segue até esta quinta-feira (21). As secretárias municipais Ana Paula Rodrigues (Articulação Institucional) e Tati Lima (Informação e Tecnologia) também participaram do evento.

Entre as diversas atividades do congresso, os representantes das cidades brasileiras participaram do diálogo “O Setor das Smart City no Brasil: desafios e oportunidades”, um encontro dos gestores com empresários espanhóis, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, com apoio da prefeitura de Barcelona e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Segundo a FNP, foi um momento importante para troca de experiências e de oportunidade para que os prefeitos pudessem expor projetos que desenvolvem em suas cidades, além de conhecer avanços de outros municípios.

Para o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, é uma grande honra a participação do município de São Luís no evento, a convite da FNP. “A partir de 2013, o Brasil passou a sofrer as consequências da crise econômica que atingiu a Europa e hoje passa por um processo de definição de rumos. Diante da sua dimensão continental, é preciso estabelecer um projeto nacional de desenvolvimento, tendo em vista o seu altíssimo potencial econômico, e nessa esteira é que os municípios brasileiros buscam enfrentar os problemas históricos que são do nosso país”, destacou Julio Pinheiro.

OUTRAS AGENDAS

A programação teve início com um jantar de boas-vindas e antes do encontro com empresários, os prefeitos fizeram uma visita técnica por Barcelona, que teve início na prefeitura da capital. Os gestores também conheceram a primeira fase de implantação do programa de “Superquadra”, em Sant Antoni, um projeto piloto no qual ruas de tráfego de veículos dão lugar a uma grande praça, com equipamentos que propiciam a vivência de pessoas. É uma nova ideia de mobilidade em centros urbanos, visando a redução da poluição, redução de acidentes e mais qualidade de vida às pessoas.

O grupo também visitou um distrito central de negócios da cidade Catalunha, o Mercado de Sant Antoni, e o projeto Barcelona Activa, de apoio ao desenvolvimento econômico da cidade com geração de emprego e fomento ao empreendedorismo. Os convidados também conheceram o sistema alternativo e tecnológico de coleta de lixo à vácuo, implantado em Poblenou, um bairro histórico da cidade de Barcelona. O sistema alternativo consiste na coleta dos resíduos por meio de equipamentos ligados a uma malha subterrânea, abolindo o meio convencional de exposição do lixo em espaços públicos.

SAIBA MAIS

O que é a Smart City Expo Word Congress?

O SCEWC é um fórum internacional que prevê o compartilhamento de boas práticas em políticas públicas para cidades inteligentes, do qual a FNP participa desde 2013. Em sua 9ª edição,  o evento se concentra em cinco tópicos principais: Transformação digital, Ambiente Urbano, Mobilidade, Cidades inclusivas e compartilhadas, Governança e finanças.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado