AGED investiga caso confirmado de raiva humana em criança no Maranhão

AGED investiga caso confirmado de raiva humana em criança no MA
Imagem Ilustrativa

Um caso de raiva humana foi confirmado no município de Chapadinha (245 km da capital São Luís), pelo Instituto Pasteur, ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo. O caso é o primeiro registrado no Maranhão nos últimos oito anos.

A vítima é uma criança de dois anos que sofreu agressão de um animal silvestre, no povoado Santa Rita, naquela cidade, segundo o Relatório Preliminar de Testagem, Monitoramento e Investigação do caso do Centro de Informação Estratégico de Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão (CIEVS/MA).

Uma força tarefa foi montada para atuar no controle e na prevenção da raiva humana e conta com as equipes técnicas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Os fiscais da AGED já se deslocaram ao povoado para a rastreabilidade, a investigação epidemiológica e a busca ativa de casos suspeitos de doença nervosa em animais.

Sobre a raiva 

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas. É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos. Esta doença possui ciclos relacionados à saúde única, que envolve seres humanos, os animais e o meio ambiente. A doença possui quatro ciclos que são o urbano, rural, silvestre e aéreo. 

Com informações Governo do MA
 

Compartilhe
Conteudo Relacionado