Demerara, mascavo, refinado: saiba as diferenças entre os vários tipos de açúcar

Demerara, mascavo, refinado: saiba as diferenças entre os vários tipos de açúcar
Foto: divulgação.

O açúcar é considerado, por muitos, um vilão na alimentação. Isso por conta dos problemas causados devido ao seu uso em excesso. Entretanto, existem diferentes tipos e, consequentemente, diferentes formas de processamento, permitindo que você tenha opções mais saudáveis.

A nutricionista Katia Souza, explica que a principal diferença entre os tipos de açúcar, com exceção do açúcar de coco, está no processamento. Mas existem, ainda, distinções na cor, no sabor e na composição nutricional.

A especialista detalha que o açúcar demerara, por exemplo, é apenas levemente refinado e não recebe adição de químicos. O açúcar mascavo, por sua vez, é a forma bruta de extração da cana, retirado após o cozimento do caldo. Por não sofrer nenhum tipo de refinamento, os minerais e vitaminas são preservados. Já o açúcar refinado, também conhecido como açúcar branco, passa por processo de refinamento. Também são acrescentados aditivos químicos em sua composição, responsáveis pelo aspecto “branquinho” do produto. Durante o processo de refinamento, os minerais e vitaminas que estavam presentes são perdidos.

Já o açúcar cristal passa por processos semelhantes ao refinado, porém, é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes. Por fim, tem-se disponível nas prateleiras o açúcar de coco, que é extraído do fluido das flores da palma de coco. Ele não passa por nenhum refinamento e não contém conservantes. Concentra, ainda, grande quantidade de vitaminas e minerais, apresentando baixo índice glicêmico e sendo absorvido mais lentamente no organismo.

Qual tipo deveria ser consumido com menor frequência? Kátia esclarece que todos os açúcares, mesmo os com menor processamento, devem ser consumidos com moderação. Isso porque apresentam valor calórico alto e contribuem para o aumento rápido da glicose no sangue, e devem ser evitados, principalmente, por portadores de diabetes e indivíduos que precisam controlar a glicemia.

“Dentre os apresentados, o tipo de açúcar mais saudável é o que for menos processado possível, pois assim, é possível obter uma maior quantidade de minerais, como o de coco, mascavo e demerara”, finaliza.

Compartilhe
Conteudo Relacionado