Biblioteca Municipal lança livro em cordel escrito por estudantes

livros
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

‘Brincando com o Cordel’ é o título do livro que será lançado como finalização da 1ª etapa do projeto de mesmo nome, iniciativa da Biblioteca Municipal, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A coletânea foi organizada pela cordelista Goreth Pereira, com cordéis de Renato Lucas Pereira Gomes, Maria Eduarda, Mizael Lucas, Maria Vitória, Pedro Henrique, Yasmim de Jesus Araújo, Caio Lucas Santos e Byanca Raquel Pereira Texeira, todos alunos da rede municipal de ensino. O lançamento será nesta sexta-feira (29), às 9h, na Biblioteca Municipal, localizada na Rua do Correio – Bairro de Fátima, gratuito e aberto para estudantes, pais e comunidade. A ação tem o incentivo do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O próximo desafio será publicar um cordel individual, com 32 estrofes. Desta maneira, ‘Brincando com o Cordel’ continuará em 2020. “Nós iniciamos o projeto no começo do ano, com estudantes da U.E.B. São Sebastião, aqui do Bairro de Fátima, de 6 a 12 anos. Em 2020 continuaremos com estes que já estão e abriremos para que outras crianças da comunidade possam participar. Nossas atividades oportunizam que a comunidade tenha acesso ao universo da literatura e do conhecimento, além de oferecer capacitação por meio de oficinas. A Biblioteca, como um equipamento municipal de cultura, é um centro de informação e cultura que tem por função básica disponibilizar estes saberes, estimular os participantes a conviverem no espaço da biblioteca e também aproximá-los do mundo literário”, destacou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.

“O projeto tem a proposta de incentivar a leitura e convidá-los para frequentar a Biblioteca, mostrando que esse universo é divertido, um local de refúgio, de aprendizado. Neste primeiro momento fizemos uma iniciação a escrita do cordel, em que eles aprenderam a fazer versos, sobre as métricas, fizeram as estrofes que foram corrigidas e unimos em um cordel coletivo. Para nós é motivo de muita alegria e orgulho estar publicando essa obra, sendo até um incentivo aos familiares de impulsionar estas crianças para alcançarem outros sonhos. Nada melhor que fazer isso com a poesia popular, com versos que valorizam a cidade de São Luís, para que eles se apropriassem deste patrimônio que é a literatura de cordel”, ressaltou a organizadora, Goreth Pereira.

A cordelista também destacou os resultados que a obra está dando. “Já estamos colhendo alguns frutos, bons resultados com este projeto. O retorno deles é muito positivo, nos falam como a cultura os apresentou novas perspectivas e que a arte pode mudar suas realidades. Além da experiência maravilhosa e ver a dedicação dos alunos, nós nos inscrevemos para concorrer ao Troféu Gonzagão, uma premiação nacional para literatura de cordel. O Renato Lucas ganhou o prêmio deste ano, representando o Maranhão, e estamos apostando que levaremos nossa cultura e o nome da Biblioteca para este reconhecimento no ano que vem”, completou.

Com informações da prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado