Instituições do MA terão mais de 3 mil vagas destinadas ao Sisu 2023

Instituições do MA terão mais de 3 mil vagas destinadas ao Sisu 2023
Foto: divulgação/MEC.

O Estado do Maranhão terá mais de 3 mil vagas disponíveis para serem ocupadas na segunda edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023, em uma instituição pública do Estado.

A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2023/2 será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, os candidatos que fizeram o exame para fins de auto avaliação – candidatos treineiros – não poderão participar do Sisu.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai disponibizar 3.063 vagas na segunda edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023, 1.530 vagas serão destinadas para a ampla concorrência e as demais vagas serão para outras modalidades.

Não adesão:

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade Estadual da R. Tocantina do Maranhão (UEMASUL) não fizeram a adesão ao processo seletivo do Sisu 2023 do Ministério da Educação.

Inscrições começam em 19 de junho

Os interessados em participar do processo seletivo para o segundo semestre de 2023 do Sisu poderão se inscrever no período de 19 a 22 de junho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior Sisu. O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União, o Edital nº 7/2023, que trata do cronograma e demais procedimentos para esta edição do Sisu. O quantitativo de vagas a serem ofertadas nesta edição da seleção unificada será divulgado, em breve, pelo MEC, por meio do Portal Único de Acesso. 

Para participar do processo seletivo do Sisu, referente à segunda edição de 2023, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como ter tirado nota acima de zero na prova de redação, conforme previsto na Portaria MEC nº 391/2002, e não tenha participado do Enem 2022 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação. 

Inscriçãopara se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br. Caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único. 

O candidato pode se inscrever para o processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga em instituição de educação superior participante da seleção unificada. É necessário que, no momento da inscrição, o interessado identifique por ordem de preferência as vagas optadas, com indicação de local de oferta, curso e turno. Ele também deve informar a modalidade de concorrência, conforme previsto no edital.  

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema. 

Resultado o resultado da inscrição no processo seletivo do Sisu, referente ao segundo semestre de 2023, será divulgado no dia 27 de junho, pelo portal de Acesso Único ou nas instituições de educação superior em que o candidato se inscreveu.  

Nota de corte o Sisu disponibilizará ao candidato, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas. 

A nota de corte é a menor pontuação que o candidato precisa obter para se classificar dentro do número de vagas ofertadas no curso de opção e modalidade de concorrência no período de inscrição. Ressalta-se que a nota de corte não constitui qualquer garantia de seleção para as vagas ofertadas, sendo mera referência de auxílio no monitoramento de inscrição. 

Classificação o estudante será classificado na ordem decrescente das notas na opção de vaga para a qual se inscreveu, observado o limite de vagas disponíveis na instituição, por local de oferta, curso e turno bem como a modalidade de concorrência, conforme previsto na Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, que trata do Sisu. Além disso, serão observados os seguintes critérios: 

  • maior nota na redação; 

  • maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 

  • maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; 

  • maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 

  • maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

Matrícula o candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição em que foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, durante o período de 29 de junho a 4 de julho de 2023, devendo observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. 

Sisu – o Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. O Sistema reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). A inscrição é gratuita e realizada, exclusivamente, pela internet, por meio dos serviços digitais do Governo Federal (gov.br). Podem se inscrever para o Sisu todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, antes do processo seletivo do Sistema.

Com MEC; Portal Nacional da Educação.

Compartilhe
Conteudo Relacionado