Lula anuncia Flávio Dino como Ministro da Justiça e Segurança Pública

Lula anuncia Flávio Dino como Ministro da Justiça e Segurança Pública
Foto: arquivo/TV Cidade/RecordTV.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os cinco primeiros ministros do futuro governo. Os nomes foram apresentados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, onde está instalado o gabinete de transição. Segundo Lula, alguns nomes foram antecipados para que possam montar as equipes.

Em relação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lula disse que pretende desmembrar a pasta no futuro, mas que, no primeiro momento, Flávio Dino concentrará as duas pastas. Segundo ele, caberá ao futuro ministro reestruturar as carreiras da Polícia Rodoviária Federal e reduzir a interferência política nas forças de segurança.

Flávio Dino de Castro e Costa tem 54 anos, foi eleito Senador nas eleições de 2022. é advogado e professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993. Possui mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Dino foi juiz federal, Deputado Federal e lançou‐se candidato à prefeitura de São Luís, em 2008. Em 2010, disputou sua primeira eleição para Governador. Em 2014, disputou a segunda eleição para o Governo do Maranhão saindo vitorioso. Em 2018, foi reeleito Governador do Maranhão. Em abril de 2021, filiou-se ao PSB. Ocupou o cargo de governador do Maranhão até abril de 2022, quando se desincompatibilizou para disputar o cargo de Senador da República.

Os futuros ministros serão os seguintes:

  • Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado;
  • Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia até dezembro;
  • Fazenda: Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo;
  • Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais;
  • Relações Exteriores: Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia

Os demais ministros serão anunciados na próxima semana, após a cerimônia de diplomação de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Originalmente, a equipe do futuro governo só seria anunciada após a diplomação, mas Lula decidiu antecipar alguns nomes após a aprovação no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

Após anunciar os nomes, Lula disse que todos os ministros, até agora, são homens e prometeu mais diversidade na apresentação dos próximos cargos, a partir da semana que vem. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres do que homens e muitos afrodescendentes”, declarou.

O adiantamento dos nomes pretende desfazer impasses no Ministério da Defesa e agilizar as negociações na tramitação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. Na semana passada, Lula disse que estava com “80% do ministério na cabeça”, mas informou que a montagem definitiva da equipe dependia de negociações.

Em alguns casos, os futuros titulares começaram a visitar os ministérios que comandarão. Nessa quinta-feira (8) pela manhã, Haddad reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Compartilhe
Conteudo Relacionado