
O empresário Manoel Lima Júnior foi detido suspeito de furtar e desviar energia elétrica no bairro Turu, em São Luís. A irregularidade foi identificada em um restaurante de sua propriedade, onde a conexão clandestina à rede de fornecimento foi flagrada.
De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu no dia 30 de julho e foi registrado por câmeras de segurança, que mostram um homem subindo em um poste durante o que seria o processo de ligação irregular. Manoel foi encaminhado ao sistema penitenciário. A Superintendência Estadual de Investigações Criminais informou que ele já possui registros por injúria, agressões e violência doméstica.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que furtos de energia geraram um prejuízo de R$ 10,3 bilhões em 2024, custo repassado a todos os consumidores. Além disso, foram registradas mais de 88 mil interrupções no fornecimento no mesmo ano em razão dessas práticas. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, o número de ligações irregulares, fraudes e erros de medição e faturamento cresceu 16% no mercado de baixa tensão.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.