Praias em São Luís estão impróprias para banho há quase um mês

Praias em São Luís estão impróprias para banho há quase um mês
Fonte: reprodução

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão confirmou em novo relatório de balneabilidade que todas as praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa completam quase um mês impróprias para banho. Isso significa que as águas não são recomendadas para recreação em contato direto com a água em nenhuma das quatro cidades que compõem a região metropolitana da capital maranhense.

Ao todo, são 22 pontos de praia monitorados pela Secretaria. De acordo com o laudo, a principal razão tem sido o excesso de chuvas nos últimos meses, que está influenciando negativamente a qualidade das águas das praias, já que há mais deslocamento de matéria orgânica para os rios e para os mares. A região metropolitana tem uma variação sazonal muito intensa em relação às chuvas, sendo que o período de maior precipitação costuma durar até o final de junho.

Segundo dados mais recentes do Instituto Trata Brasil, os sistemas de saneamento e distribuição da capital maranhense são muito deficitários. Pouco mais da metade (50,4%) da população de 1,1 milhão de habitantes não possui coleta de esgoto. Em relação ao Índice de Perdas na Distribuição, a cidade também desperdiça quase dois terços (63,78%) de toda água que é produzida.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe
Conteudo Relacionado