Stellar Banner: navio é afundado no litoral do MA

Stellar Banner: navio é afundado no litoral do MA
Foto: Reprodução/TV Cidade/Record TV.

Após três meses encalhado na costa maranhense, e uma tentativa frustrada de recuperação, o navio Stellar Banner foi afundado nessa sexta-feira (12). O navio foi rebocado anteriormente para uma área de águas profundas, a 150 km do litoral do Maranhão.

A decisão ocorreu após uma avaliação criteriosa das condições do navio. De acordo com nota divulgada pelo Comando do 4º Distrito Naval, o afundamento possui o aval da dona da embarcação, a armadora sul-coreana Polaris Shipping.

Tanto a carga levada pela embarcação quanto o combustível e óleo que eram transportados já foram retirados dos tanques do Stellar Banner.

Veja mais informações na reportagem de Vanessa Fonseca, da TV Cidade/Record TV. Assista logo abaixo:

O caso

O navio mercante MVStellar Banner, que transporta minério de ferro da empresa Vale ficou encalhado, parcialmente submerso na Baía de São Marcos, litoral do Maranhão.

O navio inclinou a cerca de 100 quilômetros do porto de Itaqui, de onde saiu, nas proximidades da boia nº 1 no canal da Baía de São Marcos. O destino era o porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar no dia 4 de abril com uma carga de 275 mil toneladas de minério de ferro. O incidente ocorreu no dia 25 de fevereiro, por volta das 21h30. O comandante encalhou a embarcação em um banco de areia, a 100 km da costa, como forma de evitar o naufrágio da embarcação. O navio mede 340 metros de comprimento, 55 metros de largura.

Além disso, a embarcação estava carregada com 4.000 toneladas de óleo, sendo 3.500 toneladas de óleo residual e 140 toneladas de óleo destilado em seus tanques.

A avaria na embarcação, construída em 2016, ocorreu já fora do canal de acesso ao porto.

Compartilhe
Conteudo Relacionado