O Ministério da Saúde lançou a primeira demografia da enfermagem do Brasil , estudo que apresenta uma radiografia do setor que concentra o maior número de postos de trabalho na área da saúde no país, considerando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
No Nordeste, os dados mostram um aumento de 46,3% no número de postos de trabalho em cinco anos. Em 2017, eram 239,8 mil vínculos; já em 2022, o número subiu para 350,8 mil. Esse total não equivale ao número de profissionais na região, uma vez que um mesmo trabalhador do setor pode ocupar mais de um vínculo empregatício.
No Maranhão já são 96 mil profissionais atuando na área. Os números mostram ainda que as mulheres representam cerca de 85% da força de trabalho da enfermagem no país, enquanto o setor público concentra 61,9% dos vínculos profissionais.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.