Crimes violentos letais se mantêm em queda de 10,5% no Maranhão

Crimes violentos letais se mantêm em queda de 10,5% no Maranhão
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

Os crimes violentos letais intencionais seguem em queda em todo o Maranhão. A análise feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mostra que houve uma redução de 10,5% nos indicadores no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. Este é o segundo trimestre consecutivo em que há registro de queda nesses tipos de crime.

As ocorrências de latrocínios, que são os crimes de roubo que têm como consequência a morte, foram as que tiveram maior redução, atingindo, aproximadamente, 70%. Em números concretos, foram 11 casos registrados entre julho, agosto e setembro contra 34 casos ocorridos no mesmo trimestre do ano passado.

O reflexo do trabalho executado pelas forças de segurança pública também culminou para a redução do número de homicídios dolosos em todo o estado. De acordo com a análise, houve um declínio de 6,5% no último trimestre, quando foram registradas 442 mortes. No ano passado, em igual período, foram 471 ocorrências do tipo.

Quanto ao crime de lesão corporal seguida de morte, as estatísticas mostram que não houve alteração no cenário, ou seja, os números se mantiveram estáveis. Tanto no terceiro trimestre deste ano quanto no terceiro trimestre do ano passado foi registrado um único caso.

Acumulado do ano

No comparativo do acumulado deste ano com o ano passado, ou seja, de janeiro a setembro, as ocorrências dos crimes violentos letais intencionais também revelam queda. Neste comparativo, a redução foi de 4%. Destaque para as regiões da Grande Ilha, Itapecuru, Codó, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Zé Doca, Presidente Dutra, Caxias, Cururupu e Buriticupu.

Os  casos de latrocínios são os que apresentaram a maior redução, com percentual de queda de cerca de 33%. No total, foram 50 ocorrências nos nove primeiros meses de 2023 contra 75 casos registrados em igual período de 2022.

Queda também na Grande Ilha

Os crimes violentos letais intencionais também se mantêm em queda na Grande Ilha. A redução foi de 27% de janeiro a outubro de 2023 no comparativo com o mesmo período do ano passado. As ocorrências caíram de 277 para 202, ou seja, menos 75 casos registrados.

Além da capital do estado, São Luís, a região abrange os municípios de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, onde residem, aproximadamente, 1,5 milhão de habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em linhas gerais, o crime de latrocínio foi o que mais sofreu redução na Grande ilha, apresentando diminuição de 60% no comparativo do acumulado deste ano com 2022, resultado das ações ostensivas que vêm sendo executadas de forma intensificada em toda a região.

Quando considerado apenas o mês de outubro, dado mais recente colhido pela SSP, a redução de crimes violentos letais intencionais foi de 8% em toda a Grande Ilha.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado