Covid-19: média móvel de mortes é a menor desde o início da pandemia

Covid-19: Maranhão apresenta queda de 100% na variação de óbitos
Foto: reprodução.

A média móvel de mortes por Covid-19 no País está no menor patamar desde abril de 2020. O índice está em 67%, uma baixa de 26% em relação a 14 dias atrás. A média móvel de casos apresenta redução de 24% no mesmo período.

Os baixos índices de contaminação e mortes pelo coronavírus refletem, entre outras medidas, a alta cobertura vacinal. Até o momento, mais de 166 milhões de pessoas tomaram a segunda dose ou dose única da vacina - o equivalente a 78% da população brasileira.

O baixo índice corrobora a visão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o fim da pandemia pode estar próximo. “Nunca estivemos num momento melhor para encerrar essa emergência de saúde global. Começamos a ver luz no fim do túnel”, declarou, na segunda (26), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

O Ministério da Saúde reforça que, para a manutenção dos baixos índices, é necessário que todos os públicos elegíveis busquem os postos de vacinação para completar o calendário vacinal primário, além da aplicação das doses de reforço contra o vírus.

Mapa de variação no Brasil

De acordo com dados do Ministério da Saúde, da segunda-feira (26), seis estados apresentaram queda de 100% na variação de óbitos. São eles: Acre, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Espírito Santo e Sergipe. No total, 15 estados registraram redução nos índices. Quanto à variação de casos notificados para o dia 26, 17 estados apresentam redução.

Ministério da Saúde.

Compartilhe
Conteudo Relacionado