Glaucoma: doença é a principal causa de cegueira irreversível

Glaucoma: doença é a principal causa de cegueira irreversível
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível na população brasileira. Para falar sobre o assunto, o programa Balanço Geral dessa quarta-feira (31) recebeu o médico oftalmologista Álvaro Bruno Botentuit.

O médico explicou que o glaucoma é uma doença provocada pela elevação da pressão ocular e pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada.

O especialista alerta para o exame completo com um oftalmologista. Apenas o exame para troca de aquisição ou troca de óculos não identifica a doença. O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame cuidadoso e o médico mede a pressão do olho. A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista regularmente.

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pessoas negras e pacientes que usam corticoides devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.

Assista abaixo a entrevista na íntegra para a TV Cidade/Record TV:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado