São Luís: Centro de Saúde é entregue reformado na Cidade Olímpica

centro de saúde
Foto: Maurício Alexandre/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entregou, nesta sexta-feira (6), o Centro de Saúde Antônio Carlos Sousa Reis, localizado na Avenida 4, Quadra 36, Casa 11, Bairro Cidade Olímpica I, totalmente reformado e com novos serviços para o atendimento à população. Os trabalhos, que formam um conjunto de intervenções realizadas nas unidades de saúde da capital maranhense pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, fazem parte do programa São Luís em Obras que incluem diversas frentes nas áreas de pavimentação, construção de Ecopontos e galpões de triagem, além de reformas de escolas, requalificação de praças e outros serviços.

A unidade na Cidade Olímpica foi a sexta entregue pelo prefeito Edivaldo. Ano passado, o gestor entregou Genésio Ramos Filho. No dia 11 de fevereiro, o município reinaugurou a Unidade de Saúde da Família Vila Sarney (localizada na Rua Cantinho do Céu, sem número, Vila Sarney). Uma semana depois, no dia 18, foi a vez da Unidade de Saúde do Quebra Pote (situada na Praça do Cemitério, sem número, Quebra Pote). Por fim, no dia 28 de fevereiro, a administração municipal entregou a Unidade de Saúde da Família do São Francisco, na Rua das Paparaúbas, Quadra 13, Lote 31. Além disto, o gestor reformou também a Ouvidoria da Semus. Todos os equipamentos de saúde passaram por reformas estruturais e ganharam instalações modernas.

O Centro de Saúde Antônio Carlos Sousa Reis recebeu nova pintura e 10 computadores para a inserção do Prontuário Eletrônico do Cidadão, que visa facilitar o acesso aos serviços básicos de saúde e, ao mesmo tempo, proteger as informações dos usuários, facilitando o atendimento. Além disso, foram trocadas as instalações elétricas e hidráulicas, os equipamentos do setor odontológico (incluindo cadeira e instrumentos de trabalho) e outros acessórios, como mesas e assentos. Foram substituídos ainda os aparelhos de ar-condicionado.

Outro serviço novo é a Central de Material de Esterelização (CME), unidade destinada a processar produtos para a saúde, evitando, desta forma, infecções. Com isso, o paciente poderá ser atendido de forma mais segura. Estiveram presentes no ato de entrega do CS Antônio Carlos Sousa Reis, além do secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho e da secretária adjunta de Saúde de São Luís, Natália Mandarino, o diretor geral do Centro de Saúde Antônio Carlos Sousa Reis, Maxwuel Nascimento, além do vereador Genival Alves e outros membros de instituições e da sociedade civil.

Com a recuperação física, o Centro de Saúde Antônio Carlos Sousa Reis passará a integrar o programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Lançado em maio do ano passado e que permite o acesso de mais pessoas a procedimentos de rotina, como exames e consultas, a unidade será uma das 11 na capital maranhense a estender o horário de atendimento nos dias de semana (das 8h às 18h) e aos sábados (das 7h ao meio-dia). A medida será válida na unidade de forma oficial a partir deste sábado (7).

Com as intervenções, a Semus estima que a unidade assistirá até 10 mil pessoas por mês, ampliando a capacidade de atendimento na atenção básica às comunidades do bairro e do entorno. “Com a entrega da nossa unidade na Cidade Olímpica, a gestão do prefeito Edivaldo chega a cinco unidades entregues desde o início dos trabalhos de reforma e ampliação dos centros de saúde e outros serviços, no segundo semestre do ano passado. Também entregamos a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e alas do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II) que foram reformadas. Outras unidades também serão entregues, visando o incremento no atendimento à nossa população”, frisou o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.

Para o diretor geral do Centro de Saúde Antônio Carlos Sousa Reis, Maxwuel Nascimento, a recuperação da unidade propiciará avanços no atendimento. “Com equipamentos novos e, principalmente, a inclusão de equipamentos para a digitalização dos dados por prontuários, a saúde pública reforça seu compromisso de prestar um serviço de excelência para a população”, afirmou.

Para Maria José do Amparo, de 63 anos, aposentada e moradora da Cidade Olímpica, contar com uma unidade ampla e moderna é fundamental. “Principalmente pelo fato de ser próximo à minha casa. Já uso normalmente a unidade e saber que o posto estará mais bem preparado, para mim, é motivo de muita alegria”, afirmou. 

No total, mais de 20 unidades de saúde estão passando por reformas, dentre elas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Alemanha e os centros de saúde da Santa Clara e Vila Bacanga.

Compartilhe
Conteudo Relacionado