Câncer de mama: especialistas recomendam prevenção a partir dos 40 anos

Câncer de mama: especialistas recomendam prevenção a partir dos 40 anos
Foto: reprodução/Ministério da Saúde.

Devido o aumento das taxas de câncer de mama em mulheres jovens, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos recomendou que a mamografia seja feita a partir dos 40 anos. A decisão reverte a orientação de longa data de que a maioria das mulheres esperassem até os 50.

Segundo a médica oncologista Rachel Cossetti, as evidências científicas são fortes o suficiente para que mulheres mais jovens comecem o rastreamento a partir dos 40 anos. A oncologista disse que cada vez mais mulheres mais jovens são diagnosticadas com câncer de mama, sendo um tumor mais agressivo nessa faixa etária.

No nordeste, caiu o número de pessoas realizando mamografias. A região está 50% abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Maranhão a realidade não está distante do avanço da doença: em 2023 foram 182 novos casos e 16 mortes.

As mortes por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,01% do total de mortes por câncer. A doença pode ser tratada com grande chance de cura se descoberta precocemente.

Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

Compartilhe
Conteudo Relacionado