Violência processual atinge principalmente mulheres em processos de separação ou guarda de filhos

Violência processual atinge principalmente mulheres em processos de separação ou guarda de filhos
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

A violência processual contra a mulher refere-se à utilização abusiva do sistema judiciário para perpetuar a violência de gênero, seja por meio de ações judiciais que visam intimidar, humilhar ou desqualificar a vítima, seja por meio de estratégias que prolongam o sofrimento da mulher no processo. 

Essa violência pode ocorrer em diversas áreas do direito, como família, sucessões, trabalhista e penal, e muitas vezes se manifesta através de recursos protelatórios, alegações infundadas, exposição da vítima e uso de estereótipos de gênero para descredibilizá-la. 

Especialistas explicam que esse tipo de prática atinge principalmente mulheres em processos de separação ou guarda de filhos. E que o uso da Justiça como forma de controle é uma nova face de uma violência antiga.

Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado