Morte de Freddie Mercury, do Queen, completa 20 anos

Morte de Freddie Mercury, do Queen, completa 20 anos

Há exatos 20 anos, no dia 24 de novembro de 1991, o Rock and Roll e a música mundial perdiam mais um de seus ícones, vítima da AIDS. O vocalista do Queen, Freddie Mercury, conquistou o mundo com a sua voz e músicas inconfundíveis, sendo reconhecido até hoje como um dos melhores cantores da música mundial. Freddie morreu dois dias após divulgar que era soropositivo para o mundo.

Nascimento e infância

Freddie, nome artístico de Farrokh Bulsara, nasceu em uma colônia britânica chamada Cidade da Pedra, em Zanzibar. Durante seus tempos de escola, lugar em que recebeu seus primeiros ensinamentos de música, passou a ser chamado de Freddie por seus amigos, nome que o acompanhou por toda a sua vida.

Aos 18 anos, devido a uma revolução que acontecia em Zanzibar, Freddie mudou-se para a Inglaterra, onde se formou em Design Gráfico. Ele era um aluno bastante aplicado e muito quieto.

Inicio na música

Na faculdade juntou-se ao grupo Smile, o embrião do Queen, que era formado por Brian May na guitarra, Roger Taylor na bateria e Tim Staffell no contrabaixo. Em 1970, com a saída de Tim, Freddie foi definido como vocalista e o grupo passou a chamar-se Queen. Esse também foi o moemtno em que ele resolveu adotar o nome "Mercury".

Nos anos 80, seus amigos começaram a desconfiar que o músico era bissexual, pois costumava levar rapazes e garotas pra seu quarto, até que finalmente Freddie assumiu. Com uma radical mudança em seu visual, ele passou a usar seu famoso bigode, sua marca registrada.

Freddie Mercury foi o compositor de verdadeiros hinos do Rock, como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love", "Love of My Life" e "We Are the Champions".

Além de um ótimo vocalista, excelente compositor, o rockstar era famoso pelo modo como comandava a platéia em seus mega shows sempre lotados. O carisma e sua presença de palco eram um show à parte, sempre envolvendo o público na atmosfera do show, fazendo todos cantarem as músicas em uníssono.

AIDS

No ano de 1991, o líder do Queen ficou muito doente e surgiram as suspeitas de que ele estaria com AIDS. Logo a triste noticia se confirmou com o anúncio de que ele realmente possuía a doença. O músico faleceu dois dias depois, 24 de novembro, em sua casa. O corpo foi cremado e suas cinzas foram jogadas no Lago Genebra, na Suíça.

No ano seguinte, os membros do Queen, em sua homenagem, fundaram a The Mercury Phoenix Trust, uma instituição beneficente. Um tributo ao artista também foi realizado.

Para relembrar os grandes sucessos do Queen e da voz de Freddie Mercury, que são adoradas até hoje por fãs do mundo inteiro, confira um vídeo da música “Love of My Life”.

Pedro Lucas Sousa

 

 

PROMOÇÃO "VOCÊ DE MOTO NA CIDADE"

  • Palavra 2: PASSEAR

Conheça a promoção "Você de moto na Cidade"

Compartilhe