São Luís: iniciado asfaltamento no bairro Alemanha

São Luís: iniciado asfaltamento no bairro Alemanha
Foto: Maurício Alexandre/Ag. São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior, ampliando os investimentos em bairros da capital, iniciou nesta quinta-feira (14) o asfaltamento das principais vias do bairro Alemanha. Serão cerca de 4 km de vias contempladas com a pavimentação por meio do programa São Luís em Obras. Ainda por meio do programa, a Prefeitura de São Luís está reformando no bairro o Centro de Especialidades Odontológicas, que deve ser entregue em breve à população. As ações do programa, que já beneficiam vários regiões da capital, visam o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população. O Ipase de Baixo, Vila Bacanga, Cidade Operária, bairros da zona rural, além do bairro Santa Bárbara, que receberá drenagem superficial e profunda, estão entre as próximas regiões que serão contempladas.

O prefeito Edivaldo vistoriou o início dos trabalhos no bairro Alemanha acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo. Edivaldo, que tem vistoriado com frequencia as obras e é sempre bem recebido pela população, reafirmou que ações do programa São Luís em Obras, que já alcançaram vários bairros da capital, serão levadas também para bairros da zona rural e que os serviços irão seguir em ritmo acelerado para que os trabalhos sejam concluídos o mais breve possível. 

“Aqui na Alemanha começamos as obras de asfaltamento e, da mesma forma que tem ocorrido em todos os bairros para onde estamos levando os serviços, cumprimos um cronograma intenso com máquinas começando a operar no início da manhã. Desta forma, nós já concluímos o asfaltamento de vias no Vinhais, estamos finalizando pavimentação no polo Cohatrac e seguimos com obras de asfaltamento na Cohab, Cohajap, São Francisco e outros bairros. Com o São Luís em Obras estamos ampliando os investimentos não só para melhoria da infraestrutura da cidade, mas também nas áreas da saúde, educação, entre outras. Estamos construindo e reformado mercados, a Praça da Bíblia, Parque do Bom Menino e outras obras que estão em andamento", destacou o prefeito Edivaldo.

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, afirmou que as obras iniciadas na Alemanha são resultado do planejamento da gestão do prefeito Edivaldo. “A Prefeitura está executando diversas frentes de trabalho pela cidade. Isto é resultado de um planejamento rigoroso que está nos permitindo avançar em várias áreas. Também temos obras na área da saúde, educação, requalificação de praças, vamos iniciar obras de drenagem. É um pacote com várias ações para melhorar a vida da população”, disse.

ALEMANHA

As obras de pavimentação na Alemanha começaram pela Avenida Dom José Delgado que tem grande fluxo de pessoas e veículos por causa das residências, da atividade comercial e por ser o endereço de três grandes escolas, sendo ruas da rede municipal, as Unidades de Educação Básica Miguel Lins e Luís Viana.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, ressaltou a qualidade do asfalto que vem sendo aplicado pela cidade. “O asfalto que está sendo utilizado na pavimentação das ruas e avenidas dos bairros de São Luís é britado e tem maior resistência. Na Alemanha vamos priorizar as vias mais importantes do bairro. Com isso vamos garantir o fortalecimento da atividade comercial, melhorar o tráfego de veículos e garantir a mobilidade dos moradores”, explicou.

Com a nova pavimentação a gestão do prefeito Edivaldo amplia os investimentos que vem fazendo no bairro por meio do programa São Luís em Obras. Na Alemanha estão sendo executadas também as obras de reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro, que há mais de 10 anos não passava por reforma. Os serviços em execução no local incluem melhorias na parte elétrica, hidrossanitária, pintura, piso e forro em todos os oito consultórios.

DESENVOLVIMENTO URBANO

Os investimentos no bairro Alemanha se somam à ampliação da infraestrutura urbana de São Luís que está sendo feita por meio do programa São Luís em Obras, garantindo o desenvolvimento urbano da capital. Somente no eixo de asfaltamento, os serviços alcançaram os bairros Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil e Bequimão, entre outros. No polo Cohatrac já receberam novo asfalto ruas do Cohatrac 1, 2, 3 e 4 e seguem em andamento também pelo Planalto Anil II e Parque Aurora. Na Cohab, Conjunto Jardim de Fátima e Cohab Anil também estão sendo feitas obras de pavimentação. Os bairros Cohajap, Bela Vista, São Francisco e Ilhinha também já estão recebendo novo asfaltamento. Os serviços seguem também na Avenida Guajajaras.

As obras têm mudado a realidade de diversas comunidades com incremento do comércio, valorização de imóveis e melhora na mobilidade urbana. Com a ação, o prefeito Edivaldo está levando serviços a locais que há anos não recebiam melhorias de infraestrutura. Com os serviços de infraestrutura que estão sendo executados os bairros são modernizados e os investimentos na recuperação das vias ampliam também a segurança no trânsito, contribuindo para evitar acidentes.

SÃO LUÍS EM OBRA

O programa São Luís em Obras inclui ainda outras áreas. Na área da saúde, 18 unidades, sendo 11 da atenção primária e sete de maior porte serão reformadas. Além do Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha, já estão em obras o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab; a reforma do setor de clínica cirúrgica do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney, Centro de Saúde da Santa Clara, Centro de Saúde da Zona Rural, Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo, Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis, no bairro Cidade Olímpica I, entre outras.

Também seguem em andamento as obras de reforma dos mercados das Tulhas, da Cohab e do Coroadinho; da Casa de Passagem; a construção de quatro Ecopontos e dois galpões de triagem de materiais recicláveis; a construção da Creche da Cidade Operária; requalificação da Fonte das Pedras e a reforma total do Estádio Nhozinho Santos.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado