50 ônibus da empresa 1001 foram retirados de circulação na capital maranhense devido a uma dívida de aluguel. A ação, determinada por ordem judicial, foi cumprida nas primeiras horas desta quinta-feira (18), com a apreensão dos veículos conforme o mandado expedido pela Justiça.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São LUÍS (SET) esclarece que a busca e apreensão de veículos realizadas na garagem da empresa de ônibus são consequência direta do grave desequilíbrio econômico-financeiro que afeta o setor. Esse cenário decorre do descumprimento contratual e de decisões judiciais por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que não apresenta de forma transparente os critérios que compõem o cálculo da tarifa e tampouco promove a devida atualização do valor do transporte público desde 2020. Somam-se a isso, os constantes atrasos no pagamento do subsídio e a aplicação de descontos indevidos, fatores que comprometem a sustentabilidade das empresas e colocam em risco a continuidade e a qualidade da prestação do serviço de transporte público à população de São Luís.
Também por meio de nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que todas as medidas administrativas cabíveis estão sendo adotadas, em conjunto com os consórcios do sistema de transporte, para minimizar os impactos causados pela medida judicial realizada na empresa VIA SL, na manhã desta quinta-feira (18).
Mais informações na reportagem de Sérgio Fernandez, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.