Baixo estoque de leite humano preocupa Banco de Leite do HU-UFMA

Baixo estoque de leite humano preocupa Banco de Leite do HU-UFMA
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) enfrenta um período de baixo estoque de leite materno, alimento essencial para bebês prematuros internados na unidade de neonatologia da instituição. O leite doado é destinado a recém-nascidos que dependem exclusivamente desse alimento para sobreviver e se desenvolver de forma saudável. Atualmente, cerca de 50 bebês são atendidos pelo serviço, com uma demanda mensal que varia entre nove e dez litros de leite humano.

No entanto, o volume disponível não tem sido suficiente para atender a necessidade com folga. De acordo com a nutricionista do Banco de Leite Humano do HU-UFMA, Simone Nunes, o hospital atravessa um momento delicado em relação ao abastecimento. Segundo ela, o estoque diário ideal deveria variar entre 1,5 litro e 2 litros, mas atualmente a unidade dispõe de aproximadamente 1,2 litro por dia, quantidade considerada abaixo do necessário. A profissional destaca que o leite humano é fundamental para a recuperação dos bebês prematuros, contribuindo para a redução de infecções, fortalecimento da imunidade, maturação do trato gastrointestinal, melhor ganho de peso, desenvolvimento neurológico e diminuição do tempo de internação hospitalar.

Confira os detalhes na reportagem completa de João Sales para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.

Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado