Projeto propõe teste de detecção de autismo em creches municipais

Projeto propõe teste de detecção de autismo em creches municipais
Foto: reprodução

Projeto da vereadora Karla Sarney (PSD) propõe que seja realizado teste para detectar sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em unidades de saúde e creches de São Luís. O texto do PL nº 332/21, sugere aplicação do questionário de verificação Modificada para Autismo em Crianças (M-CHAT). A medida servirá para identificação precoce do transtorno e assim, poderão ser adotados os tratamentos devidos a tempo. A proposta tramita na Câmara Municipal de São Luís.

O questionário M-CHAT é um instrumento de triagem, composto por 23 questões que têm como respostas o ‘sim’ ou ‘não’. Pode ser respondido pelos responsáveis das crianças e se aplica às idades entre 1,3 ano e 2,5 anos. 16 e 30 meses. Esse relatório é capaz de identificar a suspeita de autismo, mas é concluído após a realização de exames e atendimento médico devido.

Após esse processo, detectado o transtorno, há o encaminhamento a especialista. O tratamento pode acontecer precocemente, diminuindo os problemas causados. O projeto da vereadora Karla Sarney tem base na lei n° 13.438 de 2017, que determina a aplicação de protocolos para identificar transtornos psíquicos em crianças, nos primeiros 16 meses de vida.

“O diagnóstico tardio e a consequente intervenção atrasada em crianças com TEA, causam prejuízos no seu desenvolvimento global. O diagnóstico tardio tem sido associado à baixa renda familiar, etnia, pouco estímulo e pouca observação sobre o desenvolvimento das crianças, tanto por parte dos pais, quanto pelos profissionais da saúde, educadores e cuidadores. Este teste é simples e apresenta alta especificidade e resolutividade”, frisa a vereadora Karla Sarney.

O projeto foi encaminhado para as comissões de Justiça, Assistência Social, Saúde e Educação.

Fonte: CMSL

Compartilhe
Conteudo Relacionado