Veja o passo a passo de como se inscrever no Prouni

Veja o passo a passo de como se inscrever no Prouni
Foto: divulgação.

As inscrições para o Prouni estão abertas e vão até 3 de março. O Programa oferece cerca de 288 mil bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior particulares em todo o país.

Antes de se candidatar, o estudante deve preencher alguns pré-requisitos: ter realizado o Enem 2021 ou 2022; ter alcançado 450 pontos de média nas notas do Exame; não ter tirado zero na redação e nem ter participado na condição de treineiro.

Existem outros critérios: ter cursado todo o ensino médio na rede pública; estudado em uma escola particular, na condição de bolsista parcial ou integral. Pessoas com deficiência, conforme a legislação, e professores da rede pública de ensino que buscam licenciatura ou pedagogia também podem concorrer.

Importante ressaltar que as bolsas integrais ou parciais estão disponíveis de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita. Para saber mais, basta conferir o edital 

Passo a passo:

- Entre no portal acessounico.mec.gov.br/prouni

- Cadastre o seu login único do Governo Federal e preencha com o seu CPF e senha. Se for o primeiro acesso, crie login e senha no portal gov.br.

- Preencha seus dados cadastrais.

- Informe o seu e-mail e telefone de contato para receber os comunicados periódicos referentes a prazo e resultado.

- Confirme que está de acordo com a documentação exigida para a comprovação das informações.

- Clique em salvar e prosseguir.

- Preencha os campos sobre a raça/cor, se é pessoa com deficiência, em qual escola cursou o ensino médio, se é professor da rede pública e se tem vínculo acadêmico.

- Depois, preencha a declaração confirmando os dados.

As bolsas integrais ou parciais do Prouni estão disponíveis de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita. Confira o edital para saber mais sobre essas regras. O participante deve ficar atento à comprovação de renda exigida na hora da matrícula na instituição de ensino.

- Selecione, na ordem da sua preferência, até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

Pronto, agora você já é um forte candidato a ingressar em uma universidade particular por meio do Prouni. Acompanhe com frequência o portal Acesso Único para saber a sua classificação.

As chamadas serão realizadas nos dias 7 e 21 de março. O cronograma completo, pode ser conferido no portal.

Com Ministério da Educação (MEC).

Compartilhe
Conteudo Relacionado