Barragem Pirocaua: apresentados laudos sobre situação da água

Barragem Pirocaua: apresentados laudos sobre situação da água; confira
Fonte: reprodução

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (25), para apresentar os laudos técnicos de pesquisa realizada no distrito de Aurizona (Godofredo Viana, MA), local onde se rompeu a barragem Pirocaua, da mineradora de ouro canadense Equinox Gold.

Os resultados desses laudos podem fortalecer as denúncias da população de estarem consumindo água contaminada por produtos tóxicos utilizados pela mineradora.

A pesquisa foi realizada por 4 universidades públicas: Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Universidade de São Paulo – USP e Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. As instituições se dividiram entre frentes de trabalho, desde as coletas de água, solo e sedimentos da região de Aurizona, até as análises laboratoriais e produção de relatórios que trazem à tona a realidade vivida pela população do distrito de Aurizona.

Veja mais na reportagem abaixo:

Em nota, a Equinox Gold, responsável pela operação da Mineração Aurizona S.A. (MASA), reforça que o sistema de abastecimento de água no distrito de Aurizona encontra-se em plena operação e fornecendo água potável para toda a comunidade local. Relatórios técnicos recentes, assinados por consultoria independente, certificam a qualidade da água tratada, bem como a completa recuperação ambiental da Lagoa Juiz de Fora, fonte de captação de água para tratamento. Já a Lagoa do Pirocáua foi excluída do cadastro de barragens da Agência Nacional de Mineração (ANM), após sua completa descaracterização e recuperação ambiental. 

Todos os testes e análises dos parâmetros de potabilidade são apresentados, frequentemente, às autoridades e à comunidade.

A MASA destaca, ainda, que cumpriu integralmente todos os compromissos estabelecidos para a assistência à população local, após o incidente ocorrido em março de 2021, na região. Entre as principais ações realizadas nesse período, a empresa concluiu a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, com tecnologia e estrutura compatíveis para o adequado provimento da população. A nova ETA, investimento de cerca R$ 5 milhões custeado pela empresa, foi doada ao município de Godofredo Viana, que é o responsável pelo seu funcionamento, e possui quatro profissionais da própria comunidade na sua operação. O equipamento está em funcionamento integral, após período de testes desenvolvidos nos últimos meses, e contribui para ampliar e melhorar o atendimento à comunidade de Aurizona.

Por fim, a Equinox Gold reafirma seu compromisso com uma atuação transparente, responsável e sustentável. A empresa busca manter uma escuta ativa em relação às demandas da população de Aurizona, a fim de construir uma relação de respeito, confiança e parceria. Assim, está, permanentemente, aberta ao diálogo e à avaliação de novas ações que possam promover mais qualidade de vida para a comunidade e mais desenvolvimento para a região.

Compartilhe
Conteudo Relacionado