Estudo indica risco de sinistros pelo acúmulo de água das chuvas

Estudo indica risco de sinistros pelo acúmulo de água das chuvas
Foto: reprodução

Um estudo do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), sobre “Riscos de acúmulo de águas pluviais no Maranhão para o primeiro trimestre de 2022”, indica a possibilidade de ocorrência de sinistros relacionados ao acúmulo de água das chuvas em 84 municípios maranhenses.

O dado é preocupante, pois 41 sedes municipais podem sofrer com problemas associados às cheias dos rios que as cortam. As estimativas dos relatórios apontam para um crescimento do volume de chuvas entre 20% e 80% acima das médias históricas. 

Por outro lado, são apontados 36 trechos de rodovias federais e 41 de rodovias de estaduais que devem ser monitorados pelos órgãos competentes para evitar colapso da trafegabilidade de pessoas, mercadorias e produtos ao longo do território estadual.

O estudo indica ainda que há 61 locais em que as linhas de transmissão elétrica cruzam sistemas hidrográficos caudalosos e que, em função das cheias dos cursos d’água, podem apresentar dificuldades de acesso para a manutenção, caso haja necessidade.

Em todo o Maranhão, 1.103 famílias estão desabrigadas e desalojadas por conta das cheias dos rios e sete municípios maranhenses já declararam situação de emergência. São eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra e Imperatriz.

Confira o estudo na íntegra

Compartilhe
Conteudo Relacionado