Procon/MA alerta consumidores para falsas promoções em app

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA) alerta consumidores sobre as falsas promoções e ofertas de produtos grátis ou muito baratos que estão circulando em conversas no WhatsApp, principalmente com a proximidade da Black Friday.

Golpistas estão utilizando links de promoções fraudulentas com o nome de lojas ou marcas conhecidas oferecendo brindes, como perfumes, tênis, utensílios domésticos, entre outros. Mas ao clicar em links como esses, os usuários são direcionados para páginas falsas de internet e seus dados podem ser roubados pelos criminosos por meio de vírus instalados no celular.

A vítima do golpe, de forma espontânea ou devido aos vírus, acaba compartilhando a mensagem para outros usuários do aplicativo, levando mais pessoas a caírem na fraude. Por isso, o Procon/MA orienta que, ao receber esse tipo de mensagem, o consumidor verifique a veracidade das promoções.

“Recomendamos que o consumidor evite clicar em links suspeitos e não compartilhe as mensagens sem antes consultar a veracidade das promoções nos sites oficiais das marcas, afinal, a informação é um direito básico do consumidor, conforme prevê o art. 6°, III, do Código de Defesa do Consumidor”, reforça a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.

Informações Procon-MA

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado