Covid-19: saiba quais alimentos fortalecem o sistema imunológico

frutas ricas em vitamina c
Foto: Freepik.

Uma boa alimentação é essencial para manter a saúde em dia. Em tempo de pandemia de novo coronavírus, é importante atentar para o fortalecimento do sistema imunológico. A nutricionista do Hospital São Domingos, Laryssa Carvalho, explica que é preciso ter um planejamento alimentar para não cair em excessos e manter a saúde do corpo durante o isolamento social. 

“Os cuidados com a alimentação, neste momento, de uma pandemia, devem ser constantes. Por estarmos muito mais tempo em casa devido ao isolamento social, é preciso ter um planejamento alimentar, com pelo menos quatro refeições por dia, variando entre frutas, verduras e proteinas, gorduras boas, como o uso azeite de oliva por exemplo, para tempera das saladas e, claro, uma boa hidratação”, pontua a nutricionista.

A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças. É importante frisar que não podemos elencar um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde. Por outro lado, uma dieta balanceada como um todo ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores. 

Outro ponto destacado pela nutricionista é o consumo de água. “O consumo de líquidos precisa estar presente na dieta. Além da água, podemos inserir sucos e chás”, complementa a nutricionista.

O que não pode faltar

Incluir variedade de frutas e vegetais na alimentação em uma dieta balanceada e rica em alimentos fonte de antioxidantes e ter uma hidratação adequada estão entre as principais dicas dos nutricionistas. 

Em geral, os alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas A, C e D, ômega-3, zinco e ferro,  estão entre os principais fortalecedores do sistema imunológico. Entre os exemplos estão: limão, laranja, abacaxi, kiwi, brócolis, couve, espinafre, feijão, beterraba, grão de bico, aveia, amêndoas e castanhas.

Com informações do Hospital São Domingos.

Compartilhe
Conteudo Relacionado