Estreia o podcast do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão

Estreia o podcast do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão
Foto: reprodução/UFMA

O projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão lança nesta quarta-feira, 25, uma série de podcasts que contará mais dessa trajetória da imprensa no estado ao longo de dois séculos. O podcast foi produzido pelo Núcleo de Audiovisual do projeto e o primeiro episódio será disponibilizado às 14h, em todas as mídias de comunicação da Universidade Federal do Maranhão.

A série contará com cinco episódios, que serão disponibilizados toda quarta-feira, com reproduções, também, nas principais plataformas digitais de áudio e na programação da Rádio Universidade FM.

No episódio de estreia, o podcast fará um breve histórico da Imprensa no Maranhão. “O primeiro episódio traçará uma linha cronológica, até os dias atuais, com o intuito de conduzir o ouvinte a um passeio na história da imprensa maranhense”, contou a coordenadora do Núcleo de Audiovisual do projeto, Nelciane Dias.

Ela adiantou, ainda, que o segundo episódio focará no início da imprensa no estado; o terceiro abordará a imprensa do século XX; o quarto trará a mudança da imprensa no século XX; e o último será um compilado de entrevistas dos podcasts anteriores.

Uma curiosidade: o episódio de estreia é o mais longo da série, com 20 minutos de duração.

Planejamos entregar os episódios com duração de, no máximo, 15 minutos, mas foi impossível condensar 200 anos de história nesse tempo. Os demais episódios, entretanto, couberam no limite de tempo estipulado no planejamento”, recordou.

Dentro da programação do projeto, também consta uma série de eventos em comemoração a esse bicentenário, o lançamento de um documentário, uma série de matérias para o site da UFMA e conteúdos especiais para as redes sociais da Universidade.

De acordo com o coordenador do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão, Marcos Fábio Belo Mattos, a ideia é levar, o mais longe possível, a informação sobre esta data tão importante para a imprensa maranhense.

"Neste sentido, optou-se pela produção de material midiático que pudesse ser interessante para todo o público e pudesse estar em várias plataformas. Um desses produtos é a série de podcasts. A ideia é que eles possam circular nas redes da UFMA, mas também ser publicados na Rádio Universidade, em rádios parceiras e ainda rádios oficiais do Brasil. Hoje os podcasts são um fenômeno de audiência e queremos aproveitar e veicular nossa mensagem de comemoração do bicentenário da imprensa maranhense nesse formato de produto comunicacional", declarou.

Sobre o Projeto

O projeto, que tem o apoio da Fundação Josué Montello, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e da Vale, realizará uma série de eventos em 2021 que farão parte da programação do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão. A iniciativa visa resgatar e enaltecer os 200 anos da introdução da imprensa no Estado do Maranhão, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.

Em abril de 1821, era fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Athenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se O Conciliador do Maranhão e se tornou o marco inicial da atividade jornalística — que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

Fonte: Universidade Federal do Maranhão

Compartilhe
Conteudo Relacionado