Bilhetagem eletrônica terá pagamentos on-line em ônibus de São Luís

Bilhetagem eletrônica terá pagamentos on-line em ônibus de São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Um novo sistema de bilhetagem eletrônica será implantado nos ônibus urbanos e semiurbanos que circulam em São Luís. Isso vai acontecer a partir do dia 15 de agosto. O novo equipamento pretende garantir mais eficiência e segurança aos usuários do transporte público. Uma das novidades será o uso do PIX como pagamento.

O novo sistema vai funcionar em conjunto com o antigo, até que todos os usuários de ônibus migrem para a inovação. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes (SET), os novos cartões já podem ser retirados nos terminais de integração, central do estudante e no setor de recursos humanos das secretarias para servidores públicos.

Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Mudanças

A implementação do novo sistema envolve a colocação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos. Os antigos cartões de transporte serão substituídos por novos modelos, adaptados para diferentes públicos, como gratuidades, estudantes e vale-transporte. Os antigos cartões continuarão sendo aceitos, até que as recargas antigas acabem.

Uma das principais novidades do novo sistema é a introdução gradual de outras formas de aquisição de créditos de passagem, a exemplo do pagamento por PIX e QR Code, trazendo mais praticidade e agilidade no momento da compra dos bilhetes.

No novo sistema, haverá um aplicativo da própria bilhetagem com uma carteira digital, sendo possível comprar recarga, como já é feito pelo RecargaPay, usando o saldo da carteira digital para gerar um QR Code e pagar a passagem diretamente do celular no leitor instalado dentro dos ônibus, ou seja, sem intermédio de uma mídia física (cartão). A médio prazo, o sistema também vai operar com o pagamento de passagem via débito.

Há a possibilidade de fazer recargas dos cartões de transporte via PIX e a validação instantânea dos créditos também por meio de PIX. A longo prazo, os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores. Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de 50% (estudantes) e 100% (gratuidades). Uma câmera fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado