O ano de 2026 começa com a redução dos valores da conta de luz. A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que rebaixou a bandeira tarifária para verde em janeiro zerando o custo extra na conta de luz.
Isso apresenta queda significativa, considerando que a ANEEL registrou dezembro como mês marcado pela bandeira amarela com aumento de R$ 1,88 na conta de luz, e o mês de novembro como bandeira vermelha com aumento de R$ 4,46.
Mesmo com o cenário favorável, a recomendação é manter o consumo consciente durante as férias para evitar surpresas negativas no valor final da fatura. Hábitos simples, como apagar luzes desnecessárias e moderar o uso do ar-condicionado, permanecem essenciais para garantir uma economia real no dia a dia.
A ANEEL informou que, apesar das chuvas estarem abaixo da média histórica, a manutenção do volume dos reservatórios em novembro e dezembro de 2025 permite um cenário favorável para janeiro de 2026. Com os níveis estáveis, não haverá necessidade de acionar usinas termelétricas na mesma intensidade do mês anterior, o que deixaria o sistema mais caro. Dessa forma, a agência consegue evitar o repasse de custos adicionais para o bolso do consumidor final.
Mais informações na reportagem de João Sales, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Edição de sábado, com Darcy Bezerra, vai ao ar aos sábados, a partir das 13h30, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324