Estratégias para o sucesso no marketing digital conectam marcas ao futuro

Estratégias para o sucesso no marketing digital conectam marcas ao futuro
Foto: divulgação.

Em um contexto em que a digitalização redefine a interação entre marcas e seu público, desvendar os segredos do marketing digital torna-se uma jornada não apenas importante, mas essencial. Durante a Expo Indústria 2023, evento que foi encerrado ontem, no Multicenter Negócios e Eventos, participantes tiveram a oportunidade de conhecer estratégias para o sucesso em um novo paradigma de marketing na internet, transformando marcas comuns em ícones digitais.

Para iniciar uma jornada efetiva no marketing digital, é necessário compreender profundamente os objetivos da marca, o público-alvo e os canais de comunicação. Nesse sentido, o Sebrae convidou o consultor em marketing Stenyo Guimarães para ressaltar a importância de uma abordagem integrada, combinando SEO, marketing de conteúdo e análise de dados para otimizar a presença on-line.

“Nós precisamos compreender que, em um universo em constante evolução do marketing digital, a chave para o sucesso reside na compreensão e aplicação efetiva de diversas estratégias que se entrelaçam para criar uma presença on-line marcante e impulsionar as vendas”, explicou Guimarães, que ministrou palestras sobre transformação digital na Expo Indústria 2023.

A venda on-line exige uma abordagem diferenciada. Por isso, Patrícia Silva, que quer abrir um brechó no Instagram, participou das palestras para conhecer as diferentes plataformas, suas peculiaridades e melhores práticas, desde a criação de histórias envolventes até o uso estratégico de grupos de clientes.

“A partir das palestras oferecidas pelo Sebrae, pude perceber que as vendas no digital, desde a atração até a conversão, em um processo que requer personalização, automação e construção de confiança, depende do investimento em estratégias de criação de conteúdo envolvente, relacionamentos e aproveitamento das tendências atuais para que eu possa alavancar o meu negócio”, disse a futura microempreendedora.

As redes e mídias sociais digitais, ferramentas importantes na construção de comunidades engajadas, foram destaque no estande do Sebrae, atraindo empreendedores, profissionais da comunicação, estudantes e entusiastas das ferramentas digitais para consolidar a presença de marca na internet.

A inserção estratégica de WhatsApp Business e Google Ads também foi abordada como uma forma de construir relacionamentos, oferecer atendimento personalizado e otimizar campanhas, maximizando o retorno sobre o investimento, impulsionando a visibilidade e eficácia nas ações de marketing digital.

João Raposo, designer e professor da Universidade Federal do Maranhão, cujas pesquisas são voltadas para a gestão da comunicação e do design estratégico, também integrou a equipe de palestrantes do Sebrae na Expo Indústria 2023. Durante sua palestra no estande do Sebrae, Raposo enfatizou que o conceito de branding vai além da estética de um logotipo. Ele destacou a importância de compreender o branding como a expressão da personalidade de um negócio, influenciando a percepção e conexão emocional dos consumidores.

“Branding não é apenas ter um logotipo bonito, vai muito além disso”, comentou Raposo. Ele comparou o processo de branding a uma conversa autêntica, enfatizando a necessidade de consistência e clareza na mensagem transmitida pela marca. Segundo o palestrante, a construção de uma identidade de marca eficaz requer uma abordagem integral, incorporando elementos visuais, valores e a experiência global proporcionada ao cliente.

Conectando marcas ao futuro, o Sebrae convidou os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos por toda a programação de palestras, reconhecendo que o verdadeiro impacto no marketing digital reside na autenticidade e na construção de relacionamentos sólidos. O Sebrae, que foi correalizador da Expo Indústria, feira multissetorial realizada pela Fiema, reafirmou seu papel em guiar marcas rumo ao sucesso no cenário digital em constante evolução.

Com informações da assessoria.

Compartilhe
Conteudo Relacionado