Reunião com governadores da Amazônia Legal discute avanços sustentáveis

Reunião com governadores da Amazônia Legal discute avanços sustentáveis
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Em Belém, no Pará, o governador Carlos Brandão, junto aos demais governadores da Amazônia Legal, ministros e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, discutiram a colaboração no programa regional Amazônia Sempre, avaliaram ferramentas para mobilizar financiamentos a projetos na região amazônica e ouviram as demandas dos estados, nesta segunda-feira (7).

No Brasil, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. E a partir do Amazônia Sempre, que é um programa regional do BID, os governos estaduais e Federal visam proteger a biodiversidade e acelerar o desenvolvimento sustentável a partir de três frentes de ação: ampliando o financiamento, impulsionando a troca de conhecimento, e facilitando a coordenação regional entre os oito países amazônicos.

Na oportunidade, representando o Maranhão, o governador Carlos Brandão defendeu pontos como avanço da regularização fundiária e a preservação do pequeno e médio produtor que vive do campo.

A ministra do Planejamento e Orçamento (MPO) e governadora do BID, Simone Tebet, destacou que a questão da proteção ambiental perpassa pela garantia da subsistência para os 28 milhões de brasileiros que moram na Amazônia Legal e, na ocasião, anunciou um repasse no valor de R$ 4 bilhões de reais para o financiamento ao setor produtivo da região. Antes, a iniciativa deverá ser votada na Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do MPO e encaminhada ao Senado.

Mais informações na reportagem de Bel Soares, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record TV.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado