Infestação de caramujos africanos é registrada em muro de escola em São Luís

Infestação de caramujos africanos é registrada em muro de escola em São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Uma infestação de caramujos africanos está preocupando moradores em São Luís.  O caramujo é considerado uma praga agrícola e urbana por se alimentar de plantações e infestar lugares onde há presença de humidade e mato.

Alguns lugares da grande ilha tem sido afetados pela praga, uma delas é uma escola estadual, onde o risco da presença dos caramujos é ainda pior, pelo contato com as crianças e os adolescentes.   

O animal pode transmitir verminoses e se tornar um problema de saúde pública se não for eliminado. Ele é hospedeiro intermediário da meningite eosinofílica, causada por um verme que passa pelo sistema nervoso e se aloja nos pulmões, e da angiostrangilíase abdominal, verminose que pode se tornar grave e levar ao óbito se o verme, que se aloja no intestino, causar a perfuração do órgão.

Em entrevista para Tv Cidade, especialistas alertam sobre cuidados necessários para evitar contaminação  ao contato com o molusco.

Em nota a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) informou que já acionou os órgãos responsáveis para que a situação seja solucionada. Por sua vez, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) esclarece que o controle populacional do caramujo africano é autorizado em todo o território do Estado do Maranhão, através do decreto n 34324 de 12/07/2018, que declara a nocividade da espécie exótica invasora. Diante disso, a população pode adotar as medidas necessárias para o controle da infestação de caramujo africano, que ocorre sazonalmente no período de chuvas.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade.

Assista abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado