Eleições 2020: Franklin Douglas participa de sabatina na TV Cidade

Eleições 2020: candidato Franklin Douglas participa de sabatina na TV Cidade
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

Continua a série de entrevistas promovida pela TV Cidade com os candidatos à Prefeitura de São Luís, no programa Eleições 2020.

O segundo entrevistado foi Franklin Douglas (PSOL). Nessa quarta-feira (21), o candidato respondeu as perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Anderson Birino e Davi Araújo. O candidato falou sobre seu plano de governo que compreende 21 políticas públicas.

EDUCAÇÃO

O candidato Franklin Douglas, do PSOL, quer tentar amenizar a situação do ano letivo de 2020, impactado negativamente por conta da pandemia do novo Coronavírus. Quer investir na reforma das escolas sem infraestrutura ou condições de ensino e fazer o Congresso Municipal da Educação chamando professores, comunidades e estudantes para decidir o retorno das aulas em São Luís.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Franklin quer derrubar o Teto dos Gastos do Governo Federal e dar condições de trabalho aos assistentes sociais, como melhores salários e melhores locais de trabalho, além de convênios com aplicativos para transporte desses profissionais.

INFRAESTRUTURA

Em sua proposta, o candidato a prefeito de São Luís quer repensar a malha viária da capital e melhorar o transporte. Para melhorar a questão ambiental, quer criar 4 estações de tratamento de esgoto, uma por ano. A proposta é tornar as praias balneáveis e reforçar turismo e cultura.

ACESSIBILIDADE

A proposta do candidato do PSOL é levar o direito e políticas públicas das pessoas com deficiência para os bairros em que essas pessoas vivem. Para isso será criada uma secretaria para pessoas com deficiência, além de unificar as secretarias municipais para promover essas políticas públicas.

EMPREGO E RENDA

A prioridade é gerar 50 mil empregos em 4 anos de mandato. Recadastrar os vendedores ambulantes e melhorar condições de trabalho e equipamentos públicos para a categoria.

SAÚDE

A meta é investir em equipamentos para melhorar a saúde da criança, concursos públicos para o sistema de saúde, fazer o prontuário eletrônico, extinto após problemas com a empresa que geria o sistema.

TRANSPORTE

Se eleito, Franklin quer reformar o sistema de transporte. Pensar em 9 ou 10 linhas de ônibus circulares na cidade para desafogar o Centro, transformar as outras linhas em linhas interbairros e dentro dos bairros, fazer convênios com vans e transporte alternativo. Propôs um novo corredor de transporte que saia do bairro Maiobão, passando pelos bairros Forquilha, Anil, João Paulo e chegue ao Centro.

Abaixo a entrevista completa com o candidato Franklin Douglas (PSOL) a prefeito de São Luís.

Assista:

VEJA AQUI NA ÍNTEGRA, A PROPOSTA DO CANDIDATO FRANKLIN DOUGLAS

próximo entrevistado será o candidato Yglésio Moyses (PROS), nessa quinta-feira (22). As entrevistas serão exibidas sempre após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30. O último programa está previsto para ser exibido no dia 2 de novembro.

O programa Eleições 2020 terá cerca de 40 minutos com entrevistas individuais com todos os candidatos, conduzidas pelos apresentadores e com a participação dos repórteres da TV Cidade.

ORDEM DAS ENTREVISTAS

No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

De acordo com o diretor do programa, Clécio Bertozzi, caso um dos candidatos seja diagnosticado com a Covid-19 durante a veiculação dos programas, haverá possibilidade da entrevista ser realizada por meio de videoconferência. O objetivo é garantir um bom tempo para cada candidato apresentar suas propostas para o pleito deste ano.

Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.

Confira:

20/10: Neto Evangelista (DEM) [assista a entrevista aqui]
21/10: Franklin Douglas (PSOL)
22/10: Yglésio Moyses (PROS)
23/10: Hertz Dias (PSTU)
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB) 
27/10: Eduardo Braide (Podemos)
28/10: Bira do Pindaré (PSB)
29/10: Duarte Júnior (Republicanos) 
30/10: Silvio Antônio (PRTB) 
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)

PLEITO EM 2020

As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.

No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.

De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.

Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.

Compartilhe
Conteudo Relacionado