Eleições: candidato Rubens Jr. está com o novo coronavírus

Eleições 2020: candidatos Rubens Jr. está com novo coronavírus
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

O candidato à prefeitura de São Luís, Rubens Pereira Jr. informou por meio de redes sociais que está com o novo Coronavírus.

No post, o candidato informa que assim que sentiu os primeiros sintomas da Covid-19, não participou de nenhum ato de rua ou agenda pública. A confirmação da infecção pelo novo vírus aconteceu nesta segunda-feira (5). Por orientação médica, Rubens Pereira Jr. Está recebendo medicação em repouso.

“Já me sinto bem melhor. Logo, espero estar recuperado para voltar a estar ao lado de vocês, construindo uma São Luís de todos nós”, diz o candidato em post.

No final de semana, o candidato sentiu indisposição e realizou exame para detectar a presença do Covid, com resultado negativo. Mesmo com o resultado negativo, por segurança, suspendeu todas as agendas de campanha. Na quinta-feira (1) Rubens já havia realizado exame laboratorial de rotina que também havia dado negativo.

Rubens está tomando medicamentos, sob acompanhamento médico e em repouso em casa com sua família. Até sua recuperação, os eventos de campanha serão liderados pelo vice na chapa, Honorato Fernandes (PT), pelo presidente estadual do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, e pela senadora Eliziane Gama (Cidadania), que compõem a chapa Do Lado do Povo.

Por conta da confirmação, o candidato cancelou agenda de campanha por tempo indeterminado.

Rubens Pereira e Silva Jr. tem 36 anos. É deputado e candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB. O candidato à vice é o vereador Honorato Fernandes (PT).

rubens
Foto: reprodução.

O candidato José Carlos Madeira, também teve diagnóstico positivo para o novo Coronavírus. Em nota a assessoria do candidato disse que Madeira tem sentido desconfortos respiratórios recorrentes, como consequência da Covid-19, embora, conforme atestados médicos, já tenha zerado a carga viral.

Na noite de sábado, dia 3, após participar do debate, o candidato precisou de atendimento hospitalar, mas já se encontra em casa, em repouso. Por recomendação médica, Madeira suspenderá os compromissos de campanha por 48 horas, até que retome suas condições de saúde.

José Carlos do Vale Madeira tem 62 anos. Ele é candidato a prefeito de São Luís pelo Solidariedade. O vice é o candidato Jeremias Freire Costa.

PLEITO EM 2020

As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.

No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.

De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.

Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado