Mesmo com altas expectativas, o foguete Hanbit-Nano, que marca o primeiro voo comercial espacial com lançamento a partir do Brasil, teve seu lançamento remarcado para esta segunda-feira (22). A operação será realizada no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Segundo o diretor do CLA, coronel Clóvis, um dos principais diferenciais da base está em suas vantagens geográficas, por estar próxima à linha do Equador. Essa posição permite economia de combustível e a possibilidade de transportar uma maior quantidade de satélites.
Inicialmente previsto para o dia 17 de dezembro, o lançamento foi adiado em razão da necessidade de procedimentos técnicos finais. Entre as cargas do foguete estão projetos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como o nano satélite Jussara-K.
O presidente da Innospace Brasil, empresa responsável pelo desenvolvimento do foguete, Davi Ju Hyun Gong, destacou que o lançamento representa a inserção do Brasil e da Coreia do Sul na corrida espacial, além de abrir novas oportunidades para ambos os países em um mercado que cresce de forma exponencial.
Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.