
Morador de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, Francisco Silva Gomes, de 63 anos, é pai solo, deficiente visual e um exemplo de amor e persistência. Mesmo sem enxergar e vivendo sozinho, ele enfrentou uma batalha na Justiça para conseguir adotar legalmente o filho Samuel, de 12 anos, a quem cria desde os dois meses de vida.
Francisco perdeu a visão aos 51 anos, por causa de um glaucoma. Desde então, precisou reaprender a viver, mas nunca deixou que a deficiência fosse um obstáculo para cuidar de quem mais ama. Foi esse amor que o levou a lutar por um direito: ver o nome dele na certidão de nascimento do menino.
O pedido de adoção foi negado várias vezes por ele ser cego e viver sozinho. Sem condições de pagar um advogado, Francisco buscou ajuda na Defensoria Pública do Maranhão. Em 2021, participou do Mutirão Nacional de Reconhecimento de Paternidade e deu entrada no processo. Segundo Francisco, a certidão atual, emitida em 2023, traz não só o nome do pai biológico, mas também o dele como pai adotivo.
Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.