Maranhão registra aumento no número de crimes virtuais em 2022

Maranhão registra aumento no número de crimes virtuais em 2022
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Em tempos de redes sociais e ambiente digital, não é difícil encontrar quem já tenha sido vítima de algum crime virtual. Esse tipo de prática tem se tornado cada vez mais comum. São processos variados, como fraude eletrônica e estelionato, invasão de sistemas e dispositivos, bem como, falsificação de documento.

Os golpes relacionados a pagamento de PIX têm sido recorrentes. Os criminosos conseguem hackear geralmente o perfil das vítimas em redes sociais na tentativa de cometerem outros golpes, a partir dos seguidores. Nesses casos algumas pessoas só sabem que tiveram perfil invadido depois que uma pessoa próxima avisar. Em muitos casos há tentativa de resgatar a conta, mas às vezes, sem sucesso.

Aqui no Maranhão, dados do Sistema Integrado de Gestão do Maranhão mostram um aumento no número de crimes virtuais no Estado. Entre as principais modalidades aparecem a fraude eletrônica e estelionato, com 1.108 registros, seguida de invasão de sistemas e dispositivos com 87 casos. Os números podem ser maiores, já que nem sempre as vítimas denunciam.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira.

Assista abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado