Spotify passa a mostrar letra de música em reprodução

Spotify passa a mostrar letra de música em reprodução
Foto: Spotify/Facebook.

O Spotify lançou, na última terça-feira (30), o recurso "Ver letra" em 26 países, incluindo o Brasil. A função exibe as letras das músicas na tela enquanto o usuário ouve a canção no aplicativo para Android e iPhone (iOS). O app marca destaca a parte cantada da letra à medida que a melodia é reproduzida, assim como acontece no karaokê.

A plataforma já havia disponibilizado a ferramenta, em 2015, em parceria com a empresa Musixmatch, mas a colaboração foi encerrada no ano seguinte. Como a função é muito popular, os usuários do aplicativo de música passaram a recorrer a apps terceiros para ver letra no Spotify. Vale lembrar que o rival Deezer conta com a função nativa para celular e PC há alguns anos, e que o Apple Music exibe letras em tempo real desde a atualização do iOS 13.

Em 2019, o streaming de música afirmou ao site de tecnologia TechCrunch que a função estava sendo testada com um número limitado de usuários. O Spotify se uniu novamente à Musixmatch para trazer o recurso de letras em tempo real, que está disponível para celulares e TV com o Chromecast.

Para acessar as lyrics Spotify, selecione uma música para tocar e abra a tela de reprodução. Em seguida, toque em LETRA na parte inferior, logo abaixo do player. Se o usuário preferir abrir a visualização em tela cheia, toque na área selecionada novamente. A letra da música rola sobre a tela à medida que a canção toca, estilo karaokê. Para conferir toda a letra da música de uma só vez, basta deslizar a tela para cima.

A função de letra de música era uma ferramenta muito aguardada por usuários do Spotify, desde que a parceria com a MusixMatch terminou em 2016. Na página de feedback dos usuários do Spotify um comentário pedindo à empresa para "trazer de volta as letras" recebeu mais de 17 mil votos.

Além do Brasil, a novidade foi lançada na Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile, México, Peru, Bolívia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, El Salvador, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, Taiwan, Cingapura e Hong Kong. Um fato curioso é que a função não foi disponibilizada nos Estados Unidos, por ora.

Fonte: TechTudo; TechCrunch; The Verge.

Compartilhe
Conteudo Relacionado